Tábua quer avançar com Queijaria Comunitária
O Município de Tábua pretende criar uma Queijaria Comunitária, com o objetivo de criar condições para a produção do Queijo Serra da Estrela com Denominação de Origem Protegida (DOP). O projeto foi apresentado no arranque da 33ª Tábua de Queijos e Sabores da Beira.
Ricardo Cruz, presidente do Município tabuense, situa a aposta na Queijaria Comunitária na vontade do executivo “ de valorização do potencial endógeno instalado no concelho”. Vem, de certa forma, “colmatar a necessidade do território em produzir queijo certificado”, observou mesmo o autarca tabuense que pretende “complementar a Queijaria com a instalação do Centro Interpretativo do Queijo Serra da Estrela e do Mundo Rural, enquanto novo e diferenciador polo turístico” que permitirá “produzir e vender” o produto.
A Queijaria Comunitária deverá ficar instalada na antiga Escola Primária da Vila do Mato, na freguesia de Midões, Região Demarcada do Queijo Serra da Estrela. A estrutura, que acaba por unir dois projetos num só, vai “permitir o licenciamento do Queijo DOP”.
O projeto da Queijaria Comunitária, que será candidato a financiamento, conta com a parceria da ANCOSE- Associação Nacional de Criadores de Ovinos Serra da Estrela. O objetivo é “alargar a abrangência da Rota do Queijo Serra da Estrela para o território de Tábua, promover o escoamento da produção de leite de ovelha no próprio concelho, estimular a atração de novos produtores e dignificar a atividade pecuária, também com a instalação de novas explorações”.