O jovem Marcelo Rodrigues é, desde o passado sábado, 25 de março, o provedor da Juventude, no concelho de Tábua. A apresentação decorreu no Fórum da Juventude, durante o qual também foi divulgado o “Plano Estratégico para a Juventude de Tábua”.
No sábado, cerca de sete dezenas de jovens reuniram-se no Auditório do CULTIVA para participarem no Fórum de Juventude de Tábua, organizado pelo Município de Tábua em articulação com o Conselho Municipal de Juventude.
Este encontro teve como objetivo “promover a reflexão de várias temáticas por parte dos jovens, nomeadamente a importância estratégica de uma cooperação entre as entidades juvenis e o Executivo Municipal, bem como a necessidade da capacitação e qualificação dos jovens na identificação de oportunidades para se afirmarem enquanto cidadãos ativos na Sociedade e na comunidade em que se inserem”.
A sessão de abertura, presidida pelo presidente da Câmara Municipal de Tábua, Ricardo Cruz, contou com a presença do diretor da Agência Nacional Erasmus+ Juventude/Desporto, Luís Alves, e do presidente da FNAJ, Marco Santos, os quais enalteceram a iniciativa.
O presidente do Município afirmou que “a juventude é um dos pilares da ação da autarquia, na medida em que estão a ser criadas condições para a sua fixação em Tábua, já que são essenciais no contributo para o seu desenvolvimento no futuro, tendo elencado algumas das ações que o Município direciona aos mais jovens”
Foi apresentado o “Plano Estratégico para a Juventude de Tábua”, por Diana Henriques e Marcelo Rodrigues, sendo que este é documento amplamente participado, que emergiu do Conselho Municipal da Juventude, sendo ainda discutidas questões pertinentes do papel dos jovens na sociedade e sistema político do nosso país, no âmbito da mesa redonda “Os Jovens e a Política”, dirigida pelo Chefe de Gabinete do Parlamento Europeu, David Ferreira da Silva, e pela vogal da Direção do Conselho Nacional de Juventude, Ana Rita Pereira.
Considerando “a importância da partilha de bons exemplos e de boas práticas resultantes da ação do movimento associativo juvenil”, estiveram presentes representantes do IPDJ, Gabriel Gomes, da FAJDC, Luís Afonso, e da FNAJ, Marco Santos, que transmitiram ideias e projetos interessantes que poderão ser replicados e ganhar escala nos resultados que pretendem alcançar, para a construção de uma sociedade mais democrática e participativa.
O encontro foi, assim, um momento da apresentação de Programas, Candidaturas e Apoios a Jovens, Grupos Informais e Associações Juvenis, por parte da Agência Erasmus+ Juventude/Desporto e pelo IPDJ.
A sessão de encerramento esteve a cargo da Diretora Regional do IPDJ, Catarina Durão e do vereador da Juventude, David Pinto, que se congratularam pela realização da iniciativa e pelo impacto que a mesma exerce ao nível da participação dos jovens na Sociedade, gerando uma maior interatividade entre estes e os órgãos autárquicos e associativos do seu Concelho.
A apresentação do Provedor da Juventude de Tábua, Marcelo Rodrigues, é “a demonstração do papel de relevo na comunidade que o Município de Tábua atribui aos mais jovens, que terão um interlocutor privilegiado para transmitir as suas ideias e preocupações à Autarquia, colaborando, deste modo no fortalecimento do nosso Concelho, num processo onde conta a opinião de todos”.