No seguimento da sua estratégia de Orientação Vocacional a EPTOLIVA – Escola Profissional de Oliveira do Hospital, Tábua e Arganil, voltou a marcar presença nas edições de 2023, da Qualifica e Futurália, que decorreram respetivamente na EXPONOR – Feira Internacional do Porto, e na FIL – Parque das Nações em Lisboa.
Com o tema “Create the Future”, a edição 2023 da QUALIFICA – Feira de Educação, Formação, Juventude e Emprego, trouxe o Futuro como a palavra de ordem. Já a edição deste ano da FUTURÁLIA, a maior Feira de Educação, Formação e Empregabilidade do País, teve como mote “Ninguém fica para trás. Educação para todos”, com a apresentação de temas fortes como a sustentabilidade na educação, a aprendizagem ao longo da vida e a educação para a transição digital.
Em comunicado enviado ao Notícias de Tábua, a EPTOLIVA considera que “estes certames nacionais constituem-se assim como momentos privilegiados para divulgar e promover uma visão holística para a educação no futuro próximo, pois oferecem múltiplas potencialidades pedagógicas e formativas, facilitando o acesso a informação, promovendo a conexão entre o mundo académico e empresarial, a educação formal e informal, com o objetivo de motivar e incentivar os jovens alunos a encontrar o seu talento e apoiar as decisões do seu futuro pessoal e profissional”.
“Conjugando a importância dos temas propostos nos dois certames de informação e consultoria sobre a vida profissional e o mundo do trabalho, a EPTOLIVA quis assim proporcionar aos alunos finalistas do ensino secundário, dos vários cursos profissionais, o contacto com possíveis escolhas académicas nacionais e internacionais de qualidade e com diferentes opções e rumos profissionais, facilitando aos futuros profissionais, a escolha de novos caminhos quando se trata de escolher uma carreira ou perceber quais são os novos perfis e mentalidades que o mercado de trabalho procura”, adianta.
O presidente da EPTOLIVA, Daniel Dinis Costa, considera que “a EPTOLIVA é uma escola que aposta claramente na orientação vocacional académica e profissional dos seus alunos, proporcionando-lhes oportunidades de contacto com as ofertas de instituições de ensino superior e ensino profissional, mostra de profissões e informação sobre múltiplas possibilidades de prosseguimento de estudos, que facilitam a descoberta de talentos próprios e ajuda à tomada de decisões sobre o futuro pessoal, académico e profissional de cada um dos alunos”.
A EPTOLIVA continua assim a reforçar “a sua estratégia de orientação vocacional, uma prática que ao longo dos últimos anos tem alcançado excelentes resultados, quer ao nível da empregabilidade na área de formação, quer ao nível das metas de acesso ao ensino superior”.
Conforme o comunicado, “a EPTOLIVA tem quebrado barreiras no acesso dos seus alunos ao prosseguimento de estudos no Ensino Superior, demonstrando a qualidade e excelência do ensino ministrado na EPTOLIVA, que tem hoje uma das melhores taxas de acesso ao ensino superior de sempre, o dobro da média nacional, que tem também tido reflexo na fixação de alunos em Instituições do ensino superior da Região. Alunos mais informados, com mais opções de escolha, serão certamente alunos com mais oportunidades de futuro”.