A FACIT – Feira Agrícola, Comercial e Industrial de Tábua está de regresso ao Pavilhão Multiusos, de 28 de Junho a 2 de Julho, prometendo cinco dias de grande animação e dinâmica comercial e empresarial.
A dois meses do certame, o presidente do Município de Tábua, Ricardo Cruz, confirma a maior adesão de sempre de expositores, estando confirmados 135 stands, o que lotou por completo a capacidade da feira que, espera atrair, este ano, entre 25 a 30 mil visitantes.
“Nós em Tábua somos sempre contidos nos números, mas temos essa expectativa, esperamos no próximo ano estar aqui nesta conferência de imprensa a corrigir estes mesmos números, como aconteceu com a Tábua de Queijos e Sabores da Beira”, referiu Ricardo Cruz, numa conferência de imprensa esta manhã, onde adiantou algumas das principais novidades do certame, desde a componente mais empresarial ao cartaz de animação que, como referiu, é diversificado e a pensar em “todos” os tabuenses.
Pelo palco principal da FACIT vão passar alguns conhecidos artistas do panorama nacional, como a Romana que abre a feira a 28 de junho, numa noite com entrada gratuita para toda a população.
Segue-se Holympo, na 5ª feira (dia 29), desta vez já com entrada paga (2,5 euros), na sexta feira (dia 30) os “Anjos” também com preço de bilheteira de 3,5 euros, e sábado (dia 1 de julho) Nininho Vaz Maia, com preço de bilhete de 4 euros.
No domingo e último dia do certame, a entrada volta a ser gratuita, e tem Rita Guerra como cabeça de cartaz que promete um concerto surpreendente com a Academia Artística do Município de Tábua.
Além do preço dos bilhetes diários, o Município disponibiliza ainda a venda de um bilhete geral que dá acesso a todos os espectáculos, por 8 euros, permitindo assim a poupança de alguns euros a quem for à feira todos os dias. E porque este é também um certame a pensar nos mais novos e nos seus diferentes espaços de diversão, as crianças até aos 12 anos têm entrada gratuita todos os dias e vão ter direito a uma pulseira SOS FACIT, a pensar também em eventuais situações de emergência que possam ocorrer dentro do recinto.
As noites serão também animadas por conhecidos DJ´s, alguns da “casa”, que prometem boas vibrações, sobretudo junto do público mais jovem. As tradições e, nomeadamente, o folclore vai marcar presença, na tarde de domingo, com o 37º Festival da Casa do Povo de Tábua, num encontro de ranchos folclóricos, que deverá envolver mais de 250 pessoas.
Com um custo estimado de cerca de 150 mil euros, o presidente Ricardo Cruz fala numa subida da despesa relativamente a edições anteriores, mas garante que este será sempre “um investimento” a pensar na projeção da “marca Tábua” a nível nacional e internacional, mas sobretudo na “ajuda à promoção de negócios que poderão ser feitos dentro da FACIT, mais a outra componente toda que é a alavancagem e dinamização cultural”. “É por isso mesmo que achamos que o evento não deverá ser totalmente gratuito, deverá ter uma comparticipação daquele que é o cliente que vai assistir aos espectáculos”, referiu o autarca, para quem este é um evento de “todos e para todos”, que se destaca ainda pela aposta na sustentabilidade ambiental.
“Pretendemos ser um eco evento”, afirmou o edil , apontando para o uso de copos reutilizáveis durante o evento e para o reforço da mensagem sobre a importância da reciclagem e da separação dos bio resíduos (compostagem).
Na conferência de imprensa desta manhã marcaram ainda presença o coordenador da ADI – Agência de Desenvolvimento Integrado de Oliveira do Hospital e Tábua, Ricardo Figueiredo, que considerou a FACIT um “evento marca” do concelho de Tábua que este ano regressa em “grande”, e os representantes da Casa do Povo de Tábua e da Academia Artística do Município, António Nunes e Edgar Carvalho, respetivamente, e ainda um dos grupos que vai animar uma das noites da FACIT, os “Smell Like 90`s”, que se mostraram orgulhosos de subir ao palco deste evento e contribuir para o seu sucesso. On line, estiveram ainda Rita Guerra e Romana que lançaram, desde já, o convite ao público para não faltarem aos seus espectáculos na FACIT, que está cheia de motivos para uma visita, entre os dias 28 de junho e 2 de julho.