Mais 516 dormidas que em 2022 e um novo recorde de estadias, foi assim o ano de 2023 no concelho de Tábua, com um total de 37.424 noites vendidas nas unidades hoteleiras locais.
Um crescimento “significativo” assinalado pelo vereador do Turismo, David Pinto, que não dissocia estes números da “estratégia do Município” de promoção do destino turístico “Tábua, Encanto das Beiras”.
“Não podemos dissociar isto dos eventos que têm sido feitos e que trazem a Tábua centenas e centenas de visitantes, mas também da qualidade da nossa oferta hoteleira e de restauração”, entende o vereador, apontando as mais de 7 mil dormidas só no passado mês de agosto como prova da cada vez maior “atratividade” de Tábua enquanto produto turístico.
“Sete mil dormidas no mês de agosto é muito positivo”, sublinha, apostado agora, juntamente com os operadores turísticos, em contrariar a sazonalidade que ainda se continua a verificar, sobretudo nos meses de inverno. “Temos de contrariar essa sazonalidade, com a oferta de novos produtos”, entende David Pinto, dando como exemplo a valorização dos percursos de natureza, como foi o caso em 2023 da requalificação do Trilho de Vale de Gaios que atinge também nos primeiros meses do ano, novos recordes de passagens. Só no primeiro trimestre deste ano, registou cerca de 6 mil passagens, ou seja, mais de metade das passagens registadas entre maio e dezembro de 2023 que totalizou mais de 11 mil passagens.
A estes números, o Município quer responder com novos investimentos que complementem a oferta hoteleira, confirmando Tábua como destino turístico “encantado”. É exemplo disso o novo site que a Câmara Municipal está a preparar e que deverá ficar concluído em breve, só para a área do turismo.
A página “Tábua, Encanto das Beiras”, visa precisamente uma consulta mais fácil e intuitiva do que há para visitar no concelho, destacando não só os percursos, como o património natural e edificado, mas também os eventos e a oferta de alojamento e restauração.