A Tuna Mouronhense, no concelho de Tábua, vai celebrar a tradição da Quinta-feira da Ascensão e o Dia da Espiga com a realização de um ensaio aberto à comunidade, no próximo dia 14 de maio de 2026, no Adro da Igreja de Mouronho.
De acordo com Amílcar Martins, presidente da Sociedade de Recreio União e Progresso Mouronhense, o objetivo passa por manter viva a tradição associada ao Dia da Espiga, promovendo simultaneamente o convívio entre a população e a música popular.
O programa tem início às 20h00, com uma merenda partilhada entre a comunidade, seguindo-se, pelas 21h30, o ensaio aberto da Tuna Mouronhense.
No convite dirigido à população, a organização desafia os participantes a levarem “a merenda e a sua família, para juntos, convivermos e celebrarmos este dia”.
A iniciativa decorre no Adro da nova Igreja de Mouronho e pretende reunir músicos, famílias e comunidade num momento de partilha e celebração das tradições locais.










