Tábua prepara-se para receber aquele que é o maior evento do ano no concelho: a FACIT – Feira Agrícola, Comercial e Industrial de Tábua que durante cinco dias, entre 26 e 30 de junho, promete trazer milhares de pessoas até ao recinto do pavilhão multiusos.
“Queremos ultrapassar as entradas face ao ano passado”, avançou mesmo o presidente do Município de Tábua, Ricardo Cruz, na apresentação do certame, prevendo entre 30 a 40 mil visitantes na edição deste ano. “Foi tudo preparado com todo o rigor, aumentámos a área do recinto dos espectáculos para aumentar a circulação das pessoas, poderem vir e “Facitar” em segurança”, garantiu o edil, lembrando que no ano passado foram forçados a encerrar a bilheteira, numa das noites, por o recinto se encontrar completamente lotado.
Completamente lotado está também o interior do pavilhão que, este ano, vai acolher mais de 150 espaços/stands comerciais e industriais. Entretanto, no exterior, além da zona habitual das tasquinhas, foi criada uma nova “meeting zone” onde vai funcionar, sobretudo, o espaço de networking e de iniciativas empresariais.
Cá fora, e como grande atrativo que é deste certame, mantém-se a zona do picadeiro, da responsabilidade da Associação Geia, uma fun zone para os mais pequenos, que este ano poderão visitar o “Portugal dos Pequeninos” sem ter de ir a Coimbra, uma vez que numa parceria com a Fundação Bissaya Barreto, foi possível trazer um stand deste espaço icónico, sobretudo, para os mais pequenos, até Tábua.
“Mudámos o lay out da feira, numa estratégia de consolidação da mesma na região, os números têm divulgado isso mesmo, achando que estas já não são só as festas do concelho, que há também aqui uma forte presença e interação com as empresas e com os vários espaços de convívio”, explicou o autarca que, de ano para ano, aposta em sucessivos “up grades” quer na disposição e fugirino da feira, quer no próprio cartaz cultural e de animação que, este ano, representa um investimento de cerca de 150 mil euros.
Cartaz de luxo com artistas para todos os gostos musicais
“Temos um cartaz renovado para todos os públicos alvo e para todos os estilos musicais, é isso que pretendemos que seja um evento de todos e para todos”, sublinhou, fazendo notar todo o trabalho preparatório do evento, de forma a torná-lo mais acessível e mais confortável para quem o visita.
“As expectativas são elevadas, gostamos sempre de trabalhar com números mais realistas, para depois podermos rever os números em alta, mas estamos à espera entre 30 a 40 mil pessoas em circulação nestes cinco dias da FACIT”, referiu Ricardo Cruz, dando conta da elevada procura de bilhetes, já a esta distância do evento, de pessoas de norte a sul do país.
Com um cartaz pensado para agradar aos tabuenses e aos vários públicos que visitarem o certame, o autarca garante que a escolha dos artistas teve em conta os “diferenciados” gostos musicais, dos mais jovens aos mais velhos, com preços acessíveis também para as famílias. O bilhete geral custa 10 euros, mas o primeiro e último dia da feira têm entrada gratuita, havendo bilhetes diários a partir de 3 euros.
“Pensamos que é um preço acessível, tendo em conta a qualidade do cartaz que é um cartaz forte, com vários artistas conhecidos e reconhecidos a nível nacional”, afirmou o presidente do Município, apontando para o espectáculo do último dia da FACIT com Hérman José e a Academia Artística do Município de Tábua que promete fechar com chave de ouro esta edição de 2024 que abre, no dia 26, com um artista da casa, Gabriell, seguindo-se a 27, Nuno Ribeiro e os Bombatuke, a 28 Bárbara Tinoco e a pisarem ao palco principal da FACIT, a 29 de junho, os Quatro e Meia .
A apresentação do cartaz contou com a presença de Ricardo T, MC dos Bombatuke, que prometeu uma noite memorável e contagiante em Tábua. Parceiro do certame, enquanto veículo de promoção e divulgação do comércio local, está também a ADI que, segundo o seu coordenador técnico, Ricardo Figueiredo, vai aproveitar para apresentar o Projeto Bairros Digitais, destinado à modernização do comércio tradicional de Tábua.