A Câmara Municipal de Tábua prepara-se para descentralizar a atividade cultural no concelho, com a concretização do projeto Oficina de Artes do Palco, que visa a remodelação e expansão do antigo edifício da Escola Primária de Percelada, com conclusão prevista para o primeiro trimestre de 2024.
Ricardo Cruz, presidente da Câmara Municipal de Tábua adianta que o principal objetivo do projeto “é tornar a cultura mais acessível às populações locais, proporcionando uma variedade de experiências artísticas”.
De acordo com a autarquia, o espaço cultural será devidamente equipado para a realização de atividades formativas em artes de palco, como dança, música, teatro e outras formas de expressão performativa, incluindo a construção de um pequeno auditório, espaços para oficinas, camarins e instalações sanitárias. O local será ainda dotado com sistemas de som e iluminação, além do mobiliário necessário para o seu funcionamento.
O projeto implica um investimento de cerca de 204 mil euros e é apoiado pelo Programa de Desenvolvimento Rural (PDR) 2020, através do Grupo de Ação Local (GAL) da Associação de Desenvolvimento Integrado da Beira Serra (ADIBER).
A Oficina de Artes do Palco complementará as atividades já realizadas no Centro Cultural de Tábua e insere-se na visão da Câmara Municipal em “transformar o concelho de Tábua num centro cultural vibrante e multicultural, reconhecido pela sua inovação na integração de diversas formas de expressão artística, enquanto preserva a tradição e abraça a modernidade, visando a inclusão e a participação ativa da comunidade”.