O Município de Tábua fez hoje um balanço positivo da Tábua de Queijos e Sabores da Beira realizada neste fim de semana, que foi visitada por “milhares de pessoas, superando as melhores expectativas da organização e dos produtores e expositores presentes”.
Em comunicado, a autarquia refere que a iniciativa, inaugurada no sábado pela Ministra da Agricultura e Alimentação, Maria do Céu Antunes, se destacou pela “dinâmica empreendida pelos produtores locais ligados ao Queijo, aos Enchidos, ao Mel, ao Pão, à Doçaria e aos Vinhos do Dão, entre outros, os quais marcaram forte presença, tal como o Artesanato e as Artes e Ofícios Tradicionais”.
“No final do evento, foi generalizada a enorme satisfação dos produtores e expositores pelo impacto que este teve no escoamento dos produtos, tendo a maioria esgotado ou reforçado significativamente as quantidades disponíveis, para dar satisfação à elevada procura que se verificou, demonstrando que este é um certame consolidado em termos de notoriedade e da excelência da oferta que apresenta”, adianta.
As palavras de “agrado” foram, igualmente, transmitidas pelos representantes das Associações do concelho que dinamizaram as 13 tasquinhas presentes e nas quais foi divulgada a excelência da gastronomia beirã, ao referirem-se à forte adesão do publico que em permanência esgotou as centenas de lugares disponíveis na zona da restauração.
O Presidente do Município de Tábua, durante a visita a todos os expositores no final do certame, estava “visivelmente satisfeito pelo facto do investimento realizado ter sido amplamente justificado, com um retorno muito superior aos objetivos e aos resultados delineados para o evento, referindo que este só vem confirmar que está correta a estratégia de valorização do setor que o Município está empenhado em concretizar”.
Ricardo Cruz salientou que o Município irá “identificar e definir um conjunto de apoios e incentivos a nível local, direcionados para a atividade desenvolvida pelos pastores e queijeiras, criando condições para que estes a possam reforçar, bem como qualificar as suas explorações e unidades de produção, melhorando a rentabilidade económica do setor, e potenciar a atração de novas pessoas para esta área.
Nesta estratégia´, Ricardo Cruz enquadra-se a criação da Queijaria Comunitária e o Centro de Interpretação do Mundo Rural, cujos projetos estão em curso no concelho de Tábua.
A Ministra da Agricultura e Alimentação transmitiu a sua visão para o setor, destacando a evolução que o mesmo apresenta, referindo que os projetos que Tábua pretende implementar representam mais um contributo para a afirmação do setor primário neste território.
Destaque para a presença de uma comitiva do Município do Sal, com o qual Tábua tem uma Geminação, bem como para a região de vinhos convidada, Douro Cidade Europeia do Vinho 2023, representada pelos Municípios de Armamar e Tabuaço.
Durante o 1º dia, o Programa “Aqui Portugal” da RTP 1 foi transmitido a partir de Tábua, no qual participaram vários grupos culturais e etnográficos do Concelho e foram promovidos os produtos endógenos, a gastronomia e o património turístico de “Tábua, o Encanto das Beiras!”.
No domingo, para além da animação cultural e das provas de vinhos do Douro, decorreu a eleição da Rainha das Vindimas de Tábua 2023, concurso em que participaram nove concorrentes oriundas das várias Freguesias do Concelho, tendo sido eleita a candidata Rita Borges da Freguesia de Midões, que terá a responsabilidade de representar Tábua no concurso nacional a realizar em setembro.
Na ocasião o Presidente do Município do Sal, Júlio Lopes, não quis deixar de se associar a esta iniciativa, tendo oferecido à vencedora uma semana de férias nesta Ilha de Cabo Verde, gesto simpático que representa a vontade de solidificar os laços de amizade que já unem os dois Municípios.
O Município tabuense garante que o certame “Tábua de Queijos e Sabores da Beira” regressará em 2024 com “novos aliciantes, para se continuar a afirmar como um grande certame de promoção do que de melhor este o mundo rural tem para oferecer”.