É mais uma “Tábua de Natal” recheada de iniciativas para dinamizar o concelho e promover as compras no seu comércio local e tradicional. Com início marcado para esta sexta feira, precisamente a um mês do Natal, a programação natalícia arranca com a black friday, que conta com a adesão de 22 estabelecimentos comerciais.
Numa conferência de imprensa, esta manhã, Município de Tábua e ADI apresentaram um “extenso” programa de animação natalícia, com destaque para o concurso “Cá Compra, Cá fica” que visa dinamizar as compras nos estabelecimentos comercias da vila e também nos que estão espalhados pelo concelho, habilitando os clientes a ganhar prémios, que por sua vez se traduzem em vales de compras que deverão ser gastos no comércio local. “É um movimento circular que queremos promover”, sublinhou o vereador da Câmara Municipal de Tábua, David Pinto, que deu nota da adesão de 73 estabelecimentos comerciais a esta iniciativa.
Também o Concurso de Montras e Árvores de Natal vai regressar no mesmo período e até 6 de janeiro, e conta com 33 aderentes, tendo como objetivo “embelezar os nossos estabelecimentos comerciais”, referiu.
Paralelamente a estas iniciativas, acrescentou que “há ainda um extenso e vasto programa” nos diferentes equipamentos municipais, com destaque para o CCT e o Mercado Municipal, além de um conjunto de atividades de animação rua que prometem “chamar a Tábua” e ao seu centro urbano muitos visitantes. O vereador apontou nomeadamente a chegada do Pai Natal, no dia 2 de dezembro, que “vai chegar à Praça do Tribunal de uma forma muito atrativa”, e a parada de Natal, no dia 10 que promete um desfile único na principal avenida de Tábua, juntando escolas, associações e grupos musicais. “Desafiamos também os comerciantes neste dia que é um sábado à tarde, a terem os seus estabelecimentos abertos para receber quem nos visita” referiu David Pinto, que não tem dúvidas que o programa que está delineado para esta quadra vai proporcionar muita animação a pequenos e a graúdos, sendo também uma forma de potenciar os negócios no comércio local.
A representar a ADI, Ricardo Figueiredo, confirmou também ele as expectativas do vereador, considerando esta iniciativa tanto mais importante numa altura em que se regista uma quebra do poder de compra, com o aumento do custo de vida. “Numa altura de crise fazer compras na nossa terra é um grande incentivo e por isso deixamos o repto, com o nosso slogan «cá compra, cá fica», faça compras no comércio local de Tábua”, apelou o técnico da ADI, que estava acompanhado da responsável técnica da ADI no concelho de Tábua, Cátia Soares, que focou sobretudo algumas atividades que vão decorrer no Mercado Municipal, como o Mercado de Artesanato e o Concurso de Couves e Abóboras. Destacou ainda a “Parada de Natal” no dia 10 que, segundo a técnica, é um dos pontos altos da animação natalícia e que se espera “possa mexer com o comércio local de Tábua”.
A encerrar esta conferência de imprensa, o presidente da Câmara de Tábua, Ricardo Cruz, sublinhava que o objetivo desta programação é desde logo “incentivar o espírito natalício na nossa região” e concretamente no território do Município de Tábua, destacando um conjunto “diferenciado” de iniciativas que vão ter lugar, umas em parceria com a ADI, e outras promovidas pela própria autarquia.
Em relação às iniciativas de promoção do comércio local, o edil sublinhou nomeadamente a “duplicação” do número de senhas sorteadas, este ano, fazendo com que a adesão às compras no comércio local de Tábua possa ser ainda maior, uma vez que há também mais prémios a concurso e no alargamento desta iniciativa a todos os estabelecimentos comerciais do concelho. O autarca falou depois na iluminação e sonorização da vila, num investimento a rondar os 20 mil euros que, de acordo com aquilo que são as diretrizes do Governo nesta matéria, vai também estar ligada menos horas do que o habitual. “A iluminação vai estar ligada a partir das 17h30m e será desligada entre as 23h30 e a meia noite, cumprindo assim aquilo que são as diretrizes nacionais e ajudando à poupança energética, sabendo que a nossa iluminação é toda em LED”, confirmou o presidente do Município que de outros atrativos da programação, designadamente aqueles que envolvem as crianças e os jovens, havendo atividades para todos desde o pré-escolar ao 3º ciclo, desde tendas de Natal, cinema gratuito, peças de teatro, oficinas de Natal , a concertos e atividades desportivas. “É uma animação muito rica” e que “incentiva à dinamização de Tábua” considerou o presidente do Município que, contas feitas, prevê gastar cerca de 30 mil euros com este programa que arranca já esta sexta feira e só termina com o Cantar das Janeiras e com o sorteio das senhas de compras no comércio local, a 6 de janeiro.
Na “Tábua de Natal” não vai faltar também a “palavra chave” solidariedade, pelo que o autarca garantiu estar “a trabalhar com discrição a parte social”, para apoiar quem mais necessita, nesta quadra natalícia.