A Unidade Local de Saúde (ULS) Coimbra inaugurou, esta tarde, em Tábua, um serviço de Oftalmologia do “mais moderno que há” a nível mundial. Disponível para começar a receber os primeiros utentes já esta semana, a nova Unidade de Cuidados de Proximidade em Oftalmologia do Centro de Saúde de Tábua está equipada com tecnologia de ponta, permitindo, no imediato, a que mais de 11 mil utentes da região, com diagnóstico de diabetes, possam iniciar o seu tratamento de prevenção da “cegueira evitável”.
Um “enorme ganho em saúde” , nas palavras do Diretor do Serviço de Oftalmologia na ULS Coimbra , Rufino Silva, que aproveitou para lembrar que “só há seis unidades destas em Portugal”, três das quais na região de Coimbra.
Também o presidente do Conselho de Administração da ULS Coimbra, Alexandre Lourenço, destacou os benefícios para os utentes desta “descentralização” dos cuidados em oftalmologia, não tendo dúvidas que no curto prazo, vão evitar a “evolução de doenças como a cegueira evitável, cuja principal causa é a rinopatia diabética“.
“Sabemos que existem grandes dificuldades no acesso à consulta de Oftalmologia e esta tecnologia de proximidade tem grandes vantagens para os doentes”, realçou o médico, agradecendo de forma particular à Câmara Municipal e à direção do Centro de Saúde de Tábua pela disponibilidade e cooperação com a ULS Coimbra, que se tem traduzido em ganhos para a saúde dos tabuenses.
Alexandre Lourenço apontou não só a inauguração desta unidade de “ponta” que, pelas suas condições, “está a causar alguma inveja aos CHUC”, mas também a entrada em funcionamento recente do RX digital, a colocação do sistema de climatização AVAC, e ainda a recente colocação de dois novos médicos de família, permitindo que todos os tabuenses tenham agora acesso a médico de família e que, a partir do próximo dia 1 de Agosto, entre em funcionamento um novo modelo de gestão no Centro de Saúde de Tábua com a criação da primeira USF – Unidade de Saúde Familiar.
“Claramente esta é uma história de sucesso e em contraciclo, infelizmente, com o que se passa no SNS “, constatou o presidente da ULS Coimbra, para quem este equipamento representa uma “grande mais valia” não só para os utentes de Tábua, mas também dos concelhos vizinhos de Arganil, Góis e Oliveira do Hospital.
Um caso de sucesso que o presidente da Câmara Municipal de Tábua, Ricardo Cruz, quer ver replicado ainda com mais “conquistas” na área da saúde, reconhecendo na nova ULS Coimbra um trabalho e uma “visão descentralizada” do SNS.
“Este é um novo serviço que vai valorizar não só os tabuenses, mas também os utentes da região” evidenciou ainda o autarca, que deixou a a promessa de continuar a apostar na melhoria das condições do Centro de Saúde e, consequentemente, nos cuidados de saúde de proximidade à população.