Foi um feriado municipal “muito preenchido” aquele que Tábua viveu, esta segunda feira, com a inauguração de novos espaços e o reconhecimento a filhos ilustres da terra, instituições, empresas e alunos de mérito. Uma cerimónia presidida pelo presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, que elogiou, desde logo, o Município por ter andado à frente no processo de descentralização de competências, relativamente a “muitos outros”.
“Este elogio do poder local democrático merece que se faça aqui hoje neste dia, porque Tábua foi um dos primeiros municípios portugueses a empenhar-se voluntariamente, a antecipar-se neste processo, e a dizer sim: nós queremos mais competências na área da educação, queremos mais competências na área da ação social, antes mesmo que essa transferência fosse generaliza ”, realçou o antigo Ministro, não tendo dúvidas que os “resultados estão à vista dos nossos olhos”.
Consciente dos receios e da desconfiança que estes processos geram, porque “implicam mudanças das rotinas”, o presidente da Assembleia da República deu o exemplo da área da educação que já tutelou, para dizer que a descentralização de competências “ tem toda lógica e todo o alcance”, e “só pode favorecer o desenvolvimento educativo em cada município, porque é quem lá está que melhor compreende os anseios, as necessidades, mas também as potencialidades de cada município”. “E quem fala de educação fala de outras áreas onde a proximidade traz mais eficácia”, afirmou, deixando o desafio a todos “a empenharem-se neste processo e a andarem para a frente com ele, porque a reforma que é descentralização é uma reforma inacabada” e “há novas competências que podem ser transferidas”, concluiu, acreditando que em Tábua “ quem quiser avançar em termos de descentralização tem parceiros à altura disso”.
A completar 18 meses de um mandato de “proximidade” com os tabuenses, o presidente da Câmara Municipal, Ricardo Cruz, reiterou, por sua vez, o compromisso de “colocar Tábua na senda do desenvolvimento”, “elevando o concelho ao patamar que merece”. E citou o antigo presidente do Município, José Oliveira e Costa, que instituiu este dia feriado municipal, para dizer que tal como ontem, também hoje “Tábua é a perfeita comunidade municipal por que tantos lutaram, sempre com a Câmara Municipal à frente como era seu dever e imperativo”.
“É tão somente este espírito que motiva a nossa ação, ou seja, a Câmara Municipal como entidade promotora do desenvolvimento do concelho”, afirmava o edil, que não tem dúvidas estar a trilhar esse caminho, assente numa ação de “proximidade e trabalho conjunto com todos os que fazem movimentar Tábua e contribuem para que hoje sejamos um concelho bem desperto e com forte dinamismo”. A prová-lo, Ricardo Cruz, enumerou o trabalho do seu executivo a vários níveis de intervenção, desde a estabilização das contas públicas, ao assumir do processo de transferência de competências do Estado Central, o reforço da cooperação com as Juntas e Uniões de Freguesia, através da descentralização de competências, o investimento nas áreas empresariais, com o objetivo de “consolidar e reforçar a posição de Tábua como 4º maior exportador da região de Coimbra” e ainda os passos dados na área da inovação e conhecimento com as parcerias com o IPN, o IPC e com o ISEC, que já começam “ a dar resultados”.
O edil sublinhou ainda a aposta no turismo com o lançamento da nova marca do Concelho “Tábua, Encanto das Beiras”, com a qual pretende posicionar-se enquanto destino turístico e agradeceu ao tecido associativo pelo contributo que dá para a afirmação de Tábua como um concelho mais “inclusivo e solidário” e aos colaboradores da Câmara Municipal que são “o rosto dos serviços que prestam aos cidadãos”. Um dia que foi também marcado pela homenagem aos que durante parte da sua vida foram chamados a defender Portugal, os ex combatentes do Núcleo de Tábua, a quem foi prestado reconhecimento pelo trabalho que têm vindo a realizar.
“A ambição, vontade e o compromisso assumido com os tabuenses há 18 meses estão hoje ainda mais presentes na nossa ação”, garantiu, a concluir, o edil, que juntou à sessão solene comemorativa do Dia do Município, a Ministra da Coesão, Ana Abrunhosa, e o Secretário de Estado da Administração Local, Carlos Miguel.
Pelos exemplos de empreendedorismo , profissionalismo e cidadania, o Município distinguiu, com a Medalha de“ Grau Ouro”, a distinta jurista Maria José Castanheira Neves, o historiador Fernando Pais, o Pde Manuel Paiva, a Santa Casa da Misericórdia de Tábua, a Casa dos Tabuenses, e ainda os Bombeiros Vítor Manuel Fonseca Gomes e Paulo Jorge da Fonseca Rodrigues.
Foram também distinguidas com o “Diploma de Mérito Empresas”, as empresas PME Lider ( Cunfil, Frisalgados e Transcoitense) e PME Excelência 2021 ( Habicovelo e Friopastel). Os “Diplomas de Mérito Estudante” foram entregues aos melhores alunos do concelho no ano letivo transato: Inês Cruz, André Mendes, Daniel Figueiredo, Micaela Pinto e Inês Sousa.
Neste dia, o Município prestou ainda reconhecimento aos funcionários aposentados e falecidos em 2022: Maria de Fátima Fernandes (assistente operacional aposentada), Manuel Veiga (assistente operacional aposentado), José Manuel Santos (assistente operacional aposentado), Paulo Rui Paixão (assistente operacional aposentado), António Luiz Correia (assistente operacional aposentado), Maria Isabel Costa (assistente técnica falecida) e Maria de Lurdes Costa (assistente operacional falecida).
As cerimónias ficaram ainda marcadas pela inauguração das obras de remodelação do Salão Nobre dos Paços do Concelho, que conta agora com uma galeria em jeito de homenagem e reconhecimento ao trabalho dos antigos presidentes da Câmara Municipal. E pela inauguração do Espaço Jovem no Jardim Sarah Beirão, que se assume como uma zona inclusiva e intergeracional “onde todos podem beneficiar de momentos de lazer”.