O antigo presidente das câmaras de Aveiro e Ílhavo, Ribau Esteves, foi ontem (12) eleito presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro para um mandato de quatro anos. Sucede a Isabel Damasceno.
Nas eleições indiretas que decorreram entre as 16h00 e as 20h00 de segunda-feira, Ribau Esteves apresentou-se como candidato único para liderar a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Centro, depois de um acordo entre PS e PSD.
Em declarações à agência Lusa, pouco depois de o ministro da Economia e da Coesão Territorial, Castro Almeida, ter saudado em comunicado os novos presidentes das CCDR, Ribau Esteves registou “com muito agrado a elevada participação do universo eleitoral”.
Depois de tomar posse, o que poderá acontecer “na última semana de janeiro”, o novo presidente da CCDR do Centro irá “juntar a equipa toda” e partir para o mandato “com grande empenho, vontade de trabalhar e de acrescentar valor à região centro e, obviamente, a Portugal”.
Na segunda-feira foi igualmente eleito vice-presidente da CCDR do Centro Nuno Nascimento Almeida, vice-provedor da Santa Casa da Misericórdia de Viseu e que foi também chefe de gabinete do ex-presidente da Câmara de Viseu Almeida Henriques (PSD).
A CCDR do Centro terá ainda mais um vice-presidente escolhido pelos conselhos regionais, sendo candidato ao lugar o antigo presidente do Instituto Politécnico de Coimbra Jorge Conde.
A CCDR-Centro é constituída por 77 municípios.
As CCDR são institutos públicos da Administração Central, dotados de autonomia administrativa e financeira, incumbidos de executar medidas para o desenvolvimento das respetivas regiões, assegurando a coesão territorial e a articulação entre os vários níveis de administração e os agentes regionais.









