Dois anos depois da pandemia, a Gala do Desporto de Tábua voltou a homenagear o movimento desportivo do concelho. Muito glamour, organização e emoções marcaram a noite de ontem, no CCT, onde marcaram também presença, além dos atletas, dirigentes, clubes e associações, várias figuras ligadas ao mundo do desporto.
Uma cerimónia que exaltou o que de melhor se faz em Tábua nesta área e nas várias modalidades, distinguindo todos aqueles que, mesmo não recebendo o galardão, ajudam a promover a prática desportiva e atividade física no concelho. “Já houve o tempo em que no concelho só se olhava para uma modalidade”, recordou o presidente do Município, Ricardo Cruz, que garante “olhar, neste momento, com o mesmo carinho para todas as modalidades”, assumindo esta área, que é a “sua” de profissão, como uma prioridade da sua ação política.
Para o vereador da Câmara Municipal de Tábua com os pelouros do Desporto e Atividade Física, David Pinto, a realização desta Gala representa precisamente a “importância que o nosso Município dispensa à prática desportiva”, o que, adiantou, tem vindo a ser reconhecido pelas instituições do setor e pela escolha de Tábua para a realização de grandes eventos. “Queremos continuar a empenhar-nos para que o desporto continue a ser uma marca distintiva de Tábua”, afirmou.
Uma marca reconhecida pelo secretário de Estado do Desporto, João Paulo Correia, presente nesta cerimónia, que não tem dúvidas que esta “Câmara Municipal colocou o desporto na prioridade da sua agenda de trabalho”. “O desporto é uma prioridade em Tábua”, constatou, considerando que esse investimento é, desde logo, visível na qualidade das infra estruturas municipais.
Da Associação Portuguesa de Gestão do Desporto, Pedro Mortágua destacou também as boas práticas promovidas pelo Município tabuense nesta área, sendo por isso há vários anos consecutivos galardoado com a bandeira “Município Amigo do Desporto”.
Numa noite em que todos os desportos foram “reis”, o Vice Presidente da Federação Portuguesa de Futebol aproveitou para dar conta do projeto piloto “Bola Mágica”- que vai ser implementado a partir de janeiro, nas escolas básicas e jardins de infância do concelho, com o objetivo de captar mais jovens para o futebol, nomeadamente meninas. “Queremos acabar com aquela chaga de dizerem que é feio uma menina correr atrás de uma bola”, afirmou o conhecido dirigente do futebol distrital, Horácio Antunes, notando que Tábua faz parte do primeiro grupo de 24 concelhos a lançar este projeto.
Pela primeira vez, foi atribuído o Prémio Reconhecimento Municipal a uma empresa, à GreenVolt- Energias Renováveis, pelo contributo para a instalação de quatro torres de iluminação no Estádio Municipal de Tábua. Ricardo Cruz sublinhou que este galardão visa também reconhecer o apoio do tecido empresarial local a todo o movimento desportivo.
Durante a Gala Municipal do Desporto foram galardoados Atletas, Dirigentes e Associações que se distinguiram ao longo da época desportiva 2021/2022, em 13 diferentes categorias, designadamente:
Dirigente do Ano – Sofia Figueiredo (Casa do Povo de Tábua);
Revelação do Ano (Desporto individual) – Maria Caseiro Dias (Escola de Ciclismo BTTábua);
Revelação do Ano (Desporto Coletivo) – Diogo Simões Rocha (União Desportiva de Tábua);
Desporto Escolar – Tiago Matos (Remo)
Treinador do Ano – Humberto Pessoa (Futsal Feminino Grupo Desportivo Tabuense);
Equipa do Ano – Futsal Feminino (Grupo Desportivo Tabuense);
Atleta do Ano – Andreia Eliseu (Grupo Desportivo Eirense);
Mérito Desportivo – Andreia Eliseu (Grupo Desportivo Eirense);
Evento Desportivo do Ano – 1o Enduro do MK Mákinas;
Associação Desportiva do Ano – União Desportiva de Tábua;
Reconhecimento Municipal – Greenvolt Energias Renováveis S.A.
Prémio Incentivo – Escola de Ciclismo BTTábua;
Prémio Dedicação – Hugo Antunes (MK Mákinas);
Prémio Carreira – Rui Mota