O Município de Tábua está determinado em levar por diante o projeto da Queijaria Comunitária, pensado para a localidade de Vila do Mato, na freguesia de Midões, nas instalações da antiga escola primária.
Em causa está um projeto que visa valorizar o Queijo Serra da Estrela e a sua produção no concelho, mas cujo investimento “não é modesto” e necessita de financiamento. Ao Notícias de Tábua, o vereador do Turismo adiantou que o presidente da Câmara, Ricardo Cruz, está a trabalhar no sentido de conseguir o apoio para o investimento que rondará os 700 mil Euros e que já há “algumas portas abertas para que projeto vá avante”.
A Queijaria Comunitária resulta de uma parceria com a ANCOSE- Associação nacional de Criadores de Ovinos da Serra da Estrela, que reúne o saber associado à produção do genuíno Queijo da Serra da Estrela e tem o propósito de “ajudar o setor”. “Será um espaço para o qual os produtores não têm que fazer aquele investimento grande e, que cumpre com todas as regras e normas que as entidades oficiais exigem. Nós faremos o investimento e depois as pessoas podem usar para fazer o seu queijo por um preço mais acessível”, explicou.
Aproveitando o espaço, o Município pondera avançar também com a produção do próprio queijo com a marca “Tábua, o Encanto das Beiras”, para que o produto seja valorizado. “A ideia é também fazer uma loja para vender este e outros produtos”, frisou.
O projeto contempla ainda a vertente pedagógica, para “ensinar os mais jovens e as famílias como é que se faz e, como é que se põe a mão na massa, para fazer o queijo e para saberem o trabalho que dá”.
Disponibilizando um espaço com as condições necessárias, sem que os produtores tenham que fazer investimentos avultados, o Município também espera “atrair os mais novos para este ramo” e “sentirem que também podem fazer disto vida”.
Com cerca de 15 queijeiras a produzir o bom queijo a partir do leite das ovelhas Serra da Estrela, a autarquia também tem em vista a certificação do produto