O Projeto Bola Mágica, uma iniciativa piloto da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), já iniciou em Tábua na primeira semana de janeiro, em estreita colaboração com o Agrupamento de Escolas.
O Município de Tábua é um dos concelhos piloto do Projeto Bola Mágica, que consiste na dinamização de diversas atividades de carácter desportivo para todos os géneros, no horário das Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC) do 1º ciclo, entre os meses de janeiro e março de 2023.
O arranque aconteceu com as duas turmas-piloto, às quais foram aplicados os exercícios, cujos resultados serão comparados com as duas turmas-controlo. Participam no projeto apenas os/as alunos/as que têm a respetiva autorização dos encarregados de educação.
De acordo com a autarquia tabuense, “os principais objetivos deste projeto são os de incentivar e consciencializar as crianças acerca dos benefícios de um estilo de vida saudável, conciliando a diversão com o desenvolvimento de capacidades, promovendo e aumentando a atividade física e o gosto pela prática da mesma”.
O projeto está a ser implementado em 24 escolas do país e tem como intervenientes as entidades públicas de saúde, deporto e educação, Câmaras Municipais, Agrupamentos de Escolas, 22 politécnicos, oito especialistas em Ciências do Desporto, dois especialistas em Crianças do 1º Ciclo, um especialista em Educação Física e uma psicóloga infantil.