O Município de Tábua recebeu o Selo de Qualidade “Programa de Atividade Física Sénior” durante o XXII Seminário MAD e VI Seminário AS – Envelhecimento Ativo e Saudável.
O Programa de Movimento Sénior e Onda Sénior do Município de Tábua foi distinguido, no passado dia 20 de maio, com o selo de qualidade no Seminário Envelhecimento Ativo e Saudável, um reconhecimento que é atribuído a programas de Atividade Física Sénior que cumprem rigorosos critérios relacionados com a conceção, segurança, legalidade, qualidade técnica e profissional, qualidade de equipamentos e infraestruturas, materiais de apoio e comunicação, gestão, autoavaliação e medidas de melhoria contínua.
A Câmara Municipal de Tábua foi uma das 68 câmaras municipais cuja candidatura foi validada, entre os 167 Municípios Amigos do Desporto, destacando-se assim pela “excelência do seu trabalho em prol da população sénior”, refere em comunicado.
O Programa Movimento Sénior e Onda Sénior recebeu o selo de qualidade pelas diversas atividades desenvolvidas, em prol da melhoria da qualidade de vida e independência dos idosos por meio da prática regular de exercícios físicos e atividade física.
Desde sua implementação em 2010, o Programa tem demonstrado “impactos positivos, com um aumento no número de participantes e melhorias observadas na dependência funcional, força e equilíbrio”, envolvendo ainda a unidade de saúde local e as instituições de apoio social do concelho, como entidades parceiras.
Para o vereador do Desporto do Município, David Pinto: “este selo de qualidade é um testemunho do nosso compromisso com o bem-estar e a qualidade de vida da nossa população sénior. Continuaremos a investir em programas que promovam a saúde e a atividade física, tornando Tábua um exemplo de envelhecimento ativo e saudável.”