O concelho de Tábua integra o périplo da 7ª edição do “Portugal de Lés – a Lés Off Road” que vai decorrer de 1 a 4 de outubro. O passeio organizado pela Federação de Motociclismo de Portugal que, este ano, ganha redobrados motivos de interesse com o regresso da campanha Reflorestar Portugal de Lés-a-Lés, passa por Tábua no segundo dia, a 2 de outubro.
O Portugal de Lés – a Lés Off Road ligará Mirandela a Vila Real de Santo António, com passagem por Tábua e Arronches, em três etapas a rondar os 300 quilómetros, plenas de descoberta e animação por alguns dos mais bonitos trilhos em fora de estrada. A caravana vai estar repleta de entusiastas defensores da floresta autóctone, ou seja motociclistas que ajudam a reflorestar Portugal de Lés-a-Lés.
O passeio que tem já os 300 lugares preenchidos é organizado pela Federação de Motociclismo de Portugal. Trata-se de uma ação de sensibilização juntos das populações locais, sobretudo dos mais jovens, que levará árvores de espécies autóctones às cidades, vilas e aldeias atravessadas pela caravana, mostrando as vantagens de plantar cedros, medronheiros, pinheiros- mansos, amieiros, zambujeiros, freixos, salgueiros, sobreiros, azinheiras, zelhas, pilriteiros ou carvalhos.
De acordo com a organização, a iniciativa que, nas edições anteriores, levou centenas de árvores aos locais mais afetados pelos fogos florestais, voltará este ano a animar escolas, juntas de freguesia e centros sociais.
Das serras transmontanas às praias algarvias, atravessando os vinhedos durienses, as planícies alentejanas, e as serras beirãs e algarvia, a iniciativa gizada pela Comissão de Mototurismo da FMP está aberta a motos trail, de todas as marcas e cilindradas, tamanhos e feitios. Para apreciar paisagens realmente únicas ou as aldeias mais recônditas, através de estradões largos, veredas ou caminhos de cabras, é necessário apenas um mínimo de experiência na condução em todo- o-terreno, um jogo de pneus adaptado aos pisos de terra e sentido de aventura e solidariedade.