A Associação de Municípios da Região do Planalto Beirão (AMRPB) apresentou, no passado dia 28 de novembro a “Gestão de Biorresíduos no Planalto Beirão”, cujo serviço de recolha seletiva de porta a porta abrange milhares de utilizadores dos 19 municípios.
A sessão que decorreu no Auditório do Centro de tratamento de RSU da Associação de Municípios da Região do Planalto Beirão e foi direcionada a autarcas e técnicos dos municípios associados, foi presidida pelo presidente do Conselho Diretivo da Agência Portuguesa do Ambiente, José Pimenta Machado.
Na ocasião, a presidente da Câmara Municipal de Tondela, e vogal do Conselho Executivo da AMRPB, Carla Borges, destacou a importância da Associação de Municípios no contexto ambiental de toda e região e manifestou a intenção de que o município de Tondela se torne uma referência neste setor, através da criação de um novo polo industrial junto às instalações da AMRPB.

Coube ao Secretário Executivo da AMRPB, José Portela, apresentar os desafios e oportunidades do novo “Serviço público de recolha seletiva porta a porta de biorresíduos alimentares do Planalto Beirão”, destacando a sua importância para a estratégia global do sistema, rumo a uma economia mais circular.
Naquele que foi o seu último ato público, na qualidade de Presidente do Conselho Executivo da AMRPB, o então presidente da Câmara Municipal de Santa Comba Dão, Leonel Gouveia, fez um balanço aos quatro anos do seu mandato, destacando o trabalho desenvolvido pela Associação em prol do desenvolvimento e sustentabilidade da região. Na ocasião, agradeceu a todos os seus colegas de executivo e restantes autarcas dos municípios associados, bem como aos técnicos e colaboradores da AMRPB e dos 19 municípios, pelo trabalho desenvolvido nos últimos anos.
Não deixou ainda de referir os desafios que se apresentam para o futuro da instituição, fazendo votos de sucesso para o próximo Conselho Executivo.
Após a sua intervenção, num momento de reconhecimento pelo trabalho desenvolvido e apreço institucional pela dedicação demonstrada ao longo de todo o mandato, Leonel Gouveia foi homenageado, com a entrega de uma simbólica menção honrosa por parte do presidente da Agência Portuguesa do Ambiente e restantes membros do Conselho Executivo da Associação de Municípios da Região do Planalto Beirão.
A fechar a sessão, o presidente da Agência Portuguesa do Ambiente, José Pimenta Machado, apresentou os enormes desafios que se apresentam para o setor ambiental e da gestão de resíduos em particular, reafirmando o compromisso da APA com os sistemas, para o desenvolvimento sustentável e prossecução das estratégias definidas a nível local.









