O Município de Tábua está, agora, melhor apetrechado para a prática desportiva. No dia 30 de março, foi inaugurada a Pista de Atletismo Multifuncional no Estádio Municipal de Tábua, apta para acolher “atletas de topo ou com menos apetência para a prática da modalidade” e que pretende estabelecer uma “ligação fortíssima ao meio escolar”.
A realização do Mega Sprinter da fase de coordenação local do Desporto Escolar de Coimbra, que envolveu 530 alunos e 90 professores de 37 escolas e agrupamentos do distrito, assinalou o arranque oficial da pista de atletismo de Tábua, que remete para a história “os tempos da terra batida”.
A nova infraestrutura integrada no complexo do Estádio Municipal de Tábua, inaugurado em 8 de dezembro de 2001, tem capacidade para ser palco de provas de velocidade de 100 e 110 metros barreiras, salto em comprimento, lançamento de peso, lançamento de disco, martelo, dardo, salto com vara e salto em altura.
Mas, o trajeto até aqui “não foi fácil”. Ricardo Cruz, presidente da Câmara Municipal de Tábua, que situou o arranque do projeto no mandato de Ivo Portela e que passou pelo seu antecessor Mário Loureiro, recordou a candidatura ao programa “+ Centro” do QREN, que considerou o investimento no desporto a nível nacional como “prioridade negativa”.
“De lá para cá, não baixámos os braços. Em 2019, fizemos outra candidatura à Direção Geral das Autarquias Locais (DGAL), ao programa BEM – Beneficiação de Equipamentos Municipais, da baseado no Orçamento de Estado, que foi alvo de financiamento, de um apoio de 142 mil Euros, num total de investimento de 297 mil Euros”, partilhou Ricardo Cruz.
Já diante de uma vontade concretizada e aos olhos de todos no Estádio Municipal de Tábua, o autarca disse ser este “um sinal claro de que Tábua é amiga do desporto e aposta no desporto”. “Somos um município amigo do desporto de 2016”, lembrou.
E no que ao Atletismo diz respeito, Ricardo Cruz destacou “as vitórias e conquistas dos atletas que existem, existiram e irão existir no concelho e tanto honraram o concelho”. Frisou, de modo particular, “Luís Jesus, Fábio Abrantes, Emanuel Correia, Mónica Gomes, Andreia Eliseu, Romeu Gouveia e todos os atletas da Comissão de Melhoramentos de Percelada e todos os que não sendo da Associação aqui estiveram”. “O nosso muito obrigado pelo que fazem, fizeram e vão fazer em prol desta modalidade de atletismo”, referiu.
Mas, foi a Mário Pinto Claro, prestes a comemorar 89 anos, que o município de Tábua fez a maior homenagem, atribuindo o nome do ex atleta, nascido em Percelada, à Pista de Atletismo. “Teve a audácia de num momento difícil, há 20 anos, criar uma secção de atletismo nesta Comissão”, frisou Ricardo Cruz, considerando que Mário Pinto Claro foi o principal “motor” do projeto, dando um “sinal claro aos executivos municipais e a este em concreto de que havia uma necessidade no concelho e na região de tornar o Estádio Municipal de Tábua, num estádio mais atrativo e eclético “. “Foi, por esse motivo, que o executivo a que presido teve a honra de inaugurar a pista de hoje, cumprindo uma deliberação do antigo executivo”, referiu satisfeito o presidente, agora certo de que “os tempos da terra batida ficaram para trás”.
À semelhança do que aconteceu na inauguração, com a iniciativa “Mega Sprinter” Ricardo Cruz pretende que se estabeleça “uma ligação fortíssima ao meio escolar”. Destacou a “política desportiva” que tem vindo a ser seguida pelo Município de combate ao sedentarismo, garantindo que a nova infraestrutura está acessível a “qualquer atleta com maior ou menor apetência para a modalidade”.
“Atletas de alta competição da região podem vir aqui a Tábua fazer os seus treinos. Sejam, atletas de topo ou com menos apetência, o Estádio Municipal será para todos”, assegurou.
Mário Pinto Claro não escondeu a emoção pela concretização do seu sonho de “há 23 anos” quando se deslocou de Almada, onde cresceu, para Percelada onde nasceu há quase 89 anos. “O meu grande sonho era a pista de tartan, hoje vejo com os meus olhos aquilo que eu desejava. É com muito orgulho que agradeço à Câmara Municipal de Tábua, termos inaugurado hoje esta pista”, afirmou Mário Claro que vê o seu nome e os traços do seu rosto atribuídos à nova Pista de Atletismo.
O momento foi testemunhado por Catarina Durão, Diretora Regional do Centro do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), para quem “esta instalação desportiva é efetivamente importante no distrito de Coimbra, na região Centro e é importante para a modalidade”. A recordar que “o atletismo é uma modalidade que, nos últimos anos, nos tem granjeado grandes louvores internacionais”, a responsável verificou que o Município de Tábua tem agora instalações que “vão permitir alavancar para o concelho provas distritais e nacionais”, possibilitando, acima de tudo, “a prática desportiva” e “o combate ao sedentarismo”. “Tábua está na linha da frente dos Municípios Portugueses”, afirmou Catarina Durão.
Do mesmo modo, Jorge Vieira, presidente da Federação Portuguesa de Atletismo valorizou a inauguração da infraestrutura desportiva em Tábua, que passa a integrar o grupo de “um terço das 308 autarquias que têm pistas de atletismo”. Não precisou ir muito longe, para dar o exemplo do distrito de Viseu, “que é o maior em número de concelhos, que são 24, e apenas tem a Pista do Fontelo, em Viseu, para a prática formal do atletismo e que está há muitos anos desativada”.
Jorge Vieira felicitou o Município de Tábua por inaugurar a infraestrutura desportiva com uma prova desportiva para os mais jovens. Do mesmo modo, desafiou a autarquia a possibilitar transporte, “para que todos os meninos até ao ensino secundário” tenham possibilidade de “passar numa pista de atletismo com a qualidade que esta tem”.