No passado dia 18 de junho realizou-se, na aldeia de São Geraldo a XIII Edição do Peddy-paper Interassociativo da União de Freguesias de Covas e Vila Nova de Oliveirinha, numa organização da Junta de Freguesia e que teve como parceira a Associação Recreativa e Cultural de São Geraldo.
O evento teve o seu início pelas 09h30 no recinto de festas da Associação e desenrolou-se pelas ruas da aldeia, onde as 35 equipas tiveram de realizar 12 provas. Esta edição teve a particularidade de ter duas provas no território vizinho da Freguesia de Midões.
As 35 equipas foram inscritas por nove Coletividades e Instituições da União de Freguesias, nomeadamente, pela Associação de Balocas (11 equipas), Liga dos Amigos de Vila Chã (6), Associação de Covas (4), Associação Cultural de Vila Nova de Oliveirinha (3), Associação de São Geraldo (3), Liga dos Amigos de Loureiro (3), Comissão de Melhoramentos de Percelada (2), AMAR – Associação da Venda da Esperança (1), Associação do Bombeiros de Vila Nova de Oliveirinha (1) e Junta de Freguesia de Covas e Vila Nova de Oliveirinha (1).
Este ano estiveram envolvidas mais de 200 pessoas, das quais 140 participantes, 15 controladores, 20 pessoas na organização do almoço, a que se juntaram mais cerca de 50 habitantes locais e convidados para a cerimónia de entrega dos troféus e almoço.
Na cerimónia de apresentação da classificação e de entrega dos troféus, o presidente da União de Freguesias de Covas e Vila Nova de Oliveirinha, João Nuno Brito, considerou que “o grande envolvimento das coletividades locais é a prova de que o movimento associativo da União de Freguesias está bem ativo e esse dinamismo é extensivo e cativa as pessoas de cada uma das suas localidades e mesmo das aldeias das freguesias vizinhas”.
“Este é um evento anual que se realiza desde 2008 e tornou-se uma referência para as coletividades e as gentes da União de Freguesias, estando amplamente enraizado nos calendários culturais e recreativos das nossas Associações”, referiu ainda o autarca.
A iniciativa tem permitido também “dar a conhecer a todos os participantes o que de melhor existe em cada uma das nossas Vilas e Aldeias e acaba por ser uma fonte de receita extra para a coletividade anfitriã do evento”, sublinhou João Nuno Brito. O autarca agradeceu a todos os intervenientes, considerando que o sucesso deste tipo de eventos se mede pela adesão e participação de todos”.
O Presidente da Associação de São Geraldo agradeceu à Junta de Freguesia por ter escolhido São Geraldo para a realização do evento e pela confiança demonstrada na Associação. Disse que o mais importante não seria a rivalidade e competição mas sim o convívio e a boa disposição, algo que notoriamente havia sido conseguido.
O vereador do Município de Tábua, David Pinto, enalteceu a importância deste tipo de iniciativas para a dinamização do associativismo local e das próprias localidades. Endereçou os parabéns à Junta de Freguesia por nos últimos anos ter mantido a capacidade de cativar e incentivar as pessoas a juntarem-se anualmente em cada uma das aldeias da União de Freguesias, num evento que permite dar a conhecer o território e atraindo também pessoas vindas das freguesias limítrofes. Destacou ainda a quantidade de jovens envolvidos.
Tendo sido consensual que o mais importante foi a alegria e o convívio, existiu também uma saudável competitividade nos jogos e provas realizadas. Todos os elementos das equipas tiveram direito a uma medalha para memória futura, sendo que foram atribuídos também os seguintes prémios e troféus:
– Prémio Saber Receber – Associação de São Geraldo;
– Prémio Fair Play – “Bombeiros Infalíveis” (Bombeiros de Vila Nova de Oliveirinha);
– Prémio Juventude – “Pegados & Companhia” (Associação de Covas);
– Prémio Simpatia – “Os Loureirenses” (Liga dos Amigos de Loureiro);
– 5º Classificado – “Os Pinguins” (Comissão de Percelada);
– 4º Classificado – “Casal 4” (Associação de Balocas);
– 3º Classificado – “As Estrelas da Quinta” (Associação de Balocas);
– 2º Classificado – “Alcoólicos de Profissão” (Liga dos Amigos de Vila Chã);
– 1º Classificado – “Os Amigos do Copo” (Associação de Balocas);
Em 2024 o Peddy-Paper será realizado na localidade de Loureiro.