A tabuense Olga Nunes volta a estar na corrida à presidência da Estrutura Federativa das Mulheres Socialistas – Igualdade e Direitos de Coimbra, cuja eleição decorre já no próximo sábado, 28 de setembro.
A apresentação oficial da candidatura de Olga Nunes decorreu no último fim de semana na sede do PS, em Coimbra, com “a presença e apoio de Maria Manuel Leitão Marques e de Ana Abrunhosa, distintas mulheres respeitadas entre a família socialista”.
Na ocasião, também foi apresentada a Moção “Compromisso com a Igualdade” que, segundo Olga Nunes, “representa um esforço coletivo de afirmação dos direitos das mulheres e da igualdade em todos os setores da sociedade, pretendendo-se fortalecer as políticas de igualdade a nível local, regional e nacional, contando com o envolvimento de todas as pessoas que partilham esta visão”.
“Esta candidatura acredita que para termos um futuro de Igualdade temos de ter um presente com participação, pelo que cabe a cada uma de nós levantar a voz, não apenas para sermos ouvidas, mas para que sejam ouvidas todas aquelas cuja voz é silenciada”, lê-se em comunicado enviado ao Notícias de Tábua.
Adianta também que o “Compromisso com a Igualdade” pretende “agregar todas as pessoas na missão primordial de promover a igualdade de género, o empoderamento feminino e os direitos humanos como pilares fundamentais para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva”.
Adelaide Claro é a mandatária da candidatura de Olga Nunes, considerando que “o seu percurso político associado à sua experiência profissional exercida em vários municípios, em áreas como a inclusão e a igualdade, a educação, a cultura, o emprego e a ação social, bem como o seu envolvimento em projetos de associativismo no concelho de Tábua, estão na base da sua predisposição para assumir novamente este desafio político, com empenho de dedicação já demonstrado”.
Na apresentação da sua recandidatura, Olga Nunes contou com a presença de diversas figuras de destaque, incluindo presidentes e coordenadoras concelhias, deputados e deputadas, e apoiantes da candidatura, que desde o início têm demonstrado o seu compromisso com a causa.
Apoiam a candidatura, como proponentes, militantes de todos os concelhos do distrito de Coimbra. A diretora de campanha é Carolina Simões, de Soure.
Refira-se que Olga Nunes, Socióloga de formação e residente no concelho de Tábua, é militante do Partido Socialista (PS) desde 1999, deputada e líder da bancada do PS na Assembleia Municipal de Tábua desde 2017, foi a primeira coordenadora da Comissão Política das Mulheres Socialistas de Tábua 2020-2022, integra os órgãos do Partido Socialista e das Estruturas das MS-ID a nível distrital e nacional desde 2012, é presidente da Estrutura Federativa das Mulheres Socialistas – Igualdade e Direitos de Coimbra desde 2022.