A tabuense Olga Nunes é a única candidata à liderança das Mulheres Socialistas – Igualdade e Direitos (MS-ID) de Coimbra, cuja eleição decorre amanhã, dia 5 de novembro.
Presente ao ato eleitoral com a moção “Maior Participação, Mais Igualdade”, Olga Nunes entende que “ainda há muito a fazer para alcançar uma sociedade mais igual, nomeadamente, no espaço político, combatendo atitudes e estigmas que não permitem o exercício efetivo e pleno da cidadania e desmontando todo o discurso que culpa a mulher pela sua própria exclusão e não adaptação na esfera política”.
Como mandatária da sua candidatura, Olga Nunes conta com Maria Adelaide Claro. Como proponentes, conta com militantes de todos os concelhos do distrito de Coimbra.
Socióloga de formação e residente no concelho de Tábua, Olga Nunes é militante do Partido Socialista (PS) desde 1999 e pretende com esta candidatura “dar voz a mais mulheres, que em cada ponto do distrito, se querem fazer ouvir e contribuir para as decisões que afetam o seu território e a sua comunidade”.
A atual deputada e líder da Bancada do PS na Assembleia Municipal de Tábua foi a primeira coordenadora da Comissão Política das Mulheres Socialistas de Tábua e desde 2020 que integra os órgãos das estruturas federativas das MS-ID a nível distrital e nacional.
O seu percurso político combinado à sua experiência profissional exercida em vários Municípios, em áreas como a educação, a cultura, o emprego e a ação social, bem como o seu envolvimento em projetos de associativismo no concelho de Tábua, estão na base da sua predisposição e ação para assumir este desafio político, onde “a luta por ideais como a igualdade de género e de oportunidades é algo fulcral na sociedade”, como assumido por Olga Nunes.
A candidata considera que “devem existir políticas e estratégias que apostem na sensibilização e na formação das mulheres, fazendo perceber a extrema importância da sua participação cívica. Quando estas não participam estão a deixar que o seu futuro seja decidido por outras pessoas”.
Consciente das realidades e necessidades existentes num distrito de dimensão considerável, cuja participação feminina urge trazer na afirmação do Compromisso para com a Igualdade e a Não Discriminação, Olga Nunes pretende centralizar a intervenção da Estrutura Federativa MS-ID de Coimbra, assente em três propostas que considera fundamentais.
A realização de iniciativas que incentivem a aproximação e a participação das mulheres militantes e simpatizantes na esfera política; a descentralização de atividades e reuniões, promovendo assim, um trabalho de proximidade às concelhias e com todas as militantes do distrito de Coimbra, e por último, possibilitar uma maior capacitação e apoio às autarcas socialistas no distrito.
Outro dos objetivos é intensificar a articulação e o trabalho com as estruturas concelhias, federativas, nacionais e a própria sociedade civil, alinhadas com as políticas do Governo Socialista e do Departamento Nacional das Mulheres Socialistas, promovendo a Igualdade de forma transversal nos desafios estratégicos de combate às desigualdades sociais, face aos contextos socioeconómicos e representatividade feminina dos vários concelhos do distrito de Coimbra.
Para Olga Nunes, “a participação e a intervenção cívica e política das mulheres é essencial para uma mudança plena, justa e equilibrada na construção de uma sociedade que se pretende mais inclusiva, igualitária e progressista”, apelando ao voto de todas as militantes socialistas do distrito, para que “alicerçadas nos princípios do Partido Socialista, como a Solidariedade, a Liberdade e a Igualdade, possamos construir um Futuro mais participativo, mais igual e mais justo”.