A Diretora Regional do Centro do IPDJ visitou o futuro “Espaço Jovem” de Tábua, cujas obras estão a decorrer numa “fase muito avançada”, no âmbito das iniciativas promovida pelo Município para assinalar Dia Internacional da Juventude. Catarina Durão foi acompanhada pelo Executivo Municipal e por um grupo de jovens.
O novo espaço destinado “à ocupação saudável dos tempos livres dos mais jovens”, localiza-se junto ao Jardim Sarah Beirão, na Vila de Tábua, no qual estarão implementados um conjunto de espaços e equipamentos direcionados para o desporto e recreio radical, estando ainda previsto um percurso de ciclovia que atravessa toda a área, bem como um outro percurso pedonal, interligados com as vias e passeios existentes.
Segundo informação da autarquia, os percursos darão acesso a bolsas devidamente pavimentadas, nas quais se implantarão diversos equipamentos para dinamização de atividades como o parkour, skate, basket, ténis de mesa ou a manutenção física. O espaço vai contar ainda com uma área para a promoção do convívio e das relações de amizade entre os seus utilizadores, a qual será dotada de mobiliário urbano, como bancos e mesas, mantendo as espécies arbóreas existentes e a plantação de outras árvores, aumentando á área destinada a zonas de sombra natural.
Para Ricardo Cruz, o novo Espaço Jovem de Tábua, cujo investimento ascende a um valor superior a 200 mil euros, “vem colmatar uma lacuna identificada em Tábua, e é revelador da aposta do Executivo Municipal na criação de espaços seguros, atrativos e modernos, onde os jovens possam conviver entre si e criar novas amizades”.
A responsável pelo IPDJ na Região Centro partilhou a sua felicidade e satisfação, ao confirmar, uma vez mais, que Tábua é um “concelho onde os mais jovens são acarinhados e incentivados a dinamizaras suas atividades culturais ou recreativas, aposta cujos resultados só mais tarde poderão ser aferidos, mas irão exercer uma importante mais-valia no desenvolvimento pessoal e social destes jovens”.