Já é conhecido o vencedor só prémio do Azeitona d’Ouro 2025 promovido no primeiro Festival do Azeite e das Colheitas, que decorreu em Vila Chã, no concelho de Tábua.
O prestigiado prémio foi atribuído a Moshe Tov, Quinta de São Jacinto, Midões, por um azeite excecional que foi considerado o melhor deste ano pelo júri profissional.
O festival, organizado pela primeira vez, reuniu produtores locais, especialistas, residentes e visitantes para celebrar a colheita da azeitona e outros produtos agrícolas da região. O foco foi a partilha de conhecimentos, experiências e paixão pela qualidade, sustentabilidade e produção local.
O concurso de azeite foi avaliado por um júri especializado e independente composto por Marije Passos (presidente do júri), Rosário Dias, António Manuel Marques Bento e Peter Vansant. O júri elogiou o azeite vencedor pelo seu equilíbrio, aroma, pureza e qualidade técnica, que o distinguiu dos outros concorrentes.
O prémio foi oficialmente entregue pela presidente da Junta de Freguesia da União de Freguesias de Covas e Vila Nova de Oliveirinha, Dina Moreira, juntamente com a presidente do júri, Marije Passos.
No seu discurso, destacaram a importância de iniciativas como este festival para fortalecer a economia local, preservar o património agrícola e continuar a desenvolver a qualidade do azeite na região.
O Prémio Azeitona d’Ouro 2025 simboliza o artesanato, a dedicação e o amor pelo produto, e constitui um importante reconhecimento para os pequenos e médios produtores que optam pela qualidade em detrimento da quantidade.
A organização está muito satisfeita com esta primeira edição do Festival do Azeite e das Colheitas e anunciou que o festival regressará em 2026 numa versão mais ampla, com vários dias de duração e em diferentes locais.










