Tábua “respirou” desporto no último sábado, naquela que foi a Gala Municipal do Desporto, no CCT. Um evento onde marcaram, de novo, presença os diferentes agentes desportivos do concelho- atletas, dirigentes associativos, técnicos, entidades ligadas ao mundo do desporto e famílias, que viram reconhecido o seu trabalho, dedicação e talento, vertidos nos vários galardões atribuídos pelo Município.
Entre os convidados, destaque para a presença do antigo jogador de futebol, Cândido Costa, que abrilhantou a cerimónia com o projeto inspirador “ Hora dos Super Quinas” que leva o futebol às crianças do 1º Ciclo. O antigo futebolista que se fez acompanhar do filho mais novo, falou da sua curta mas intensa carreira, onde “aprendeu rapidamente a lidar com o sucesso, mas também com o insucesso” e com os valores que o desporto lhe conseguiu passar.
Valores como o respeito, a aceitação, a solidariedade, que hoje tenta passar com este projeto da Federação Portuguesa de Futebol, nas escolas e nos concelhos por onde passa, onde o futebol da “carolice” e da “paixão” assume um papel fundamental na formação dos jovens. “Acho que todos devemos olhar para a formação, para as pessoas que lidam com estes jovens e lhes incutem os mais fortes valores de vida em sociedade, com um olhar mais atento”, exortou o antigo futebolista.
Numa cerimónia onde o desporto foi “rei”, o vereador David Pinto sublinhava exatamente o esforço de investimento levado a cabo pelo atual executivo camarário na qualificação das infra estruturas desportivas municipais, de “forma a atrair e a captar” mais praticantes para as diferentes modalidades. Desta “aposta” destacou a nova iluminação na sala de desportos de Midões, a intervenção nas piscinas municipais, a criação do Espaço Jovem, o alargamento da rede de ciclovias na vila e também o apoio à realização de grandes eventos desportivos, que trouxeram a Tábua centenas de praticantes e vários milhares de visitantes.
Tudo isto tem colocado Tábua “na rota dos grandes eventos desportivos” entende o autarca, que assinalou ainda o papel importante “na atividade física dos tabuenses” de dois equipamentos municipais que este ano celebram 10 anos de atividade, como é o Ginásio Municipal de Tábua, que conta já com mais de 70 mil utilizadores, e do Centro Municipal de Marcha e Corrida.
“O Município tem uma vasta oferta ao serviço dos seus munícipes”, fez notar o vereador do desporto, lembrando que é “fruto” deste trabalho do Município, mas também das associações desportivas que Tábua tem visto renovado consecutivamente o Estatuto de Município Amigo do Desporto, reconhecimento que “nos orgulha, mas também nos responsabiliza a fazermos mais e melhor”. Pelo oitavo ano consecutivo, Pedro Mortágua, Coordenador do Programa “Município Amigo do Desporto”, foi portador desta distinção ao Município de Tábua, representando o reconhecimento das boas práticas desportivas do Município.
Também o presidente do IPDJ, Vitor Pataco, sublinhou a diversidade de atividades presentes nesta Gala, o que na sua opinião, não está dissociado da atenção que o Município dá a este setor, disponibilizando condições de excelência para a prática desportiva, de fazer inveja a “muitos concelhos de maior dimensão”.
A fechar mais uma noite de talentos, o presidente da Câmara Municipal de Tábua, Ricardo Cruz, aproveitou para “somar” aos investimentos e às atividades elencadas pelo vereador David Pinto, o anúncio de um investimento de cerca de um milhão de euros na melhoria de infraestruturas desportivas, já sinalizado no próximo programa comunitário PT2030.
“Este é o compromisso que aqui deixamos”, referiu, agradecendo o empenho e a dedicação de todos, mesmo os que estão fora das “quatro linhas”, mas que fazem o que têm de fazer para que “os atletas possam ter melhores condições e alcançar os melhores resultados”.
“O mérito desportivo não é só de quem vence, de quem é convocado”, salientou o edil, realçando o papel de todos os que “estão ao serviço do desporto” de “de uma atividade física”. “O mérito é também daqueles que deixam o conforto do sofá e fazem caminhadas e percursos”, afirmou, garantindo que é nesta diversidade que “todos contribuem para que Tábua seja um Município Amigo do Desporto”.
Pela diversidade de modalidades e equipamentos desportivos ao dispor dos tabuenses, pelo trabalho e talento de todos os agentes desportivos ( atletas, dirigentes e treinadores) Ricardo Cruz não tem dúvidas que “Tábua respira desporto”.
As atuações da noite incluíram apresentações do Gym Kids, do Karaté Gojo Ryu, da Academia Portuguesa de Kenpo e Artes de Combate, do grupo de Hip Hop do Pólo de Tábua da Academia Condessa das Canas e da jovem tabuense Maria Fonseca, através das quais mostraram o trabalho que desenvolvem.
Momento alto da noite foi a revelação dos galardoados nas diversas categorias. E os vencedores foram:
Dirigente do Ano: Elsa Gouveia, Grupo Desportivo Vasco da Gama
Revelação do Ano (Desporto Individual): Salvador Camisola, Academia Portuguesa de Kenpo e Artes de Combate
Revelação do Ano (Desporto coletivo): Micael Martins, Grupo Desportivo Tourizense
Desporto Escolar: Beatriz Mendes (natação) – AET
Treinador do Ano: Fernando Sá, Ténis de Mesa, Casa do Povo de Tábua
Equipa do Ano: Equipa de competição da Escola Municipal de Atividades Aquáticas de Tábua
Atleta do Ano: Eduardo Simões, Academia Portuguesa de Kenpo e Artes de Combate
Mérito Desportivo: Andreia Eliseu, Grupo Recreativo Eirense
Evento Desportivo do Ano: Campeonato Nacional de Enduro – Mk-Mákinas
Associação Desportiva do Ano: Mk-Mákinas
Reconhecimento Municipal: Koyu Fitness e Kika Nazareth
Prémio Incentivo: ARCIAL (atletas tabuenses: António Mota, Luís Santos, João Pedro Santos)
Prémio Dedicação: José António Santos Nunes
Prémio Carreira: Rui Pedro Nunes (Ruca)