A homenagem, a título póstumo, aos três bombeiros de Vila Nova de Oliveirinha, falecidos em Setembro, emocionou, ontem, todo o auditório presente na sessão solene comemorativa do Feriado Municipal de Tábua. Tal como prometido, o executivo atribuiu as medalhas de Mérito e Altruímo aos familiares de Paulo Sousa, Sónia Melo e Susana Carvalho, pelo exemplo de “abnegação, voluntarismo e de amor ao próximo”.
O momento contou com honras de Estado, com cada uma das medalhas a ser entregue pelo presidente da Assembleia da República, José Pedro Aguiar Branco, ladeado pelo presidente da Assembleia Municipal de Tábua, Nuno Tavares, o presidente da Câmara Municipal, Ricardo Cruz e o presidente da CIM Coimbra, Emílio Torrão. Também estiveram presentes responsáveis da Liga de Bombeiros Portugueses e Proteção Civil, entre outros, num momento que foi aplaudido de pé por todos os presentes.
Com este gesto, a Câmara Municipal de Tábua cumpriu a homenagem que foi prometida logo após a trágica morte dos três bombeiros. “De forma profunda e sentida e com muito respeito pelas suas memórias homenageamos, a título póstumo, os três extraordinários exemplos de abnegação, voluntarismo e de amor ao próximo”, referiu o presidente Ricardo Cruz, considerando que “jamais podemos esquecer estes verdadeiros heróis que deram a sua própria vida em defesa das populações e exaltaram a nobre causa dos bombeiros”. Desta forma, o Município de Tábua dirigiu “um profundo obrigado ao Paulo, à Sónia e à Susana”.
O reconhecimento aos três bombeiros decorreu na sessão solene comemorativa do dia do Município, onde também o presidente da Assembleia Municipal, Nuno Tavares lhes reconheceu “a bravura e o sacrifício sem limites”. O mesmo aconteceu por parte do presidente da CIM Coimbra, Emílio Torrão, que na ocasião considerou que “o seu espírito de sacrifício e coragem de proteger os outros merecem a nossa sincera gratidão e homenagem”.
Convidado de honra, o presidente da Assembleia da República, dirigiu de igual modo “uma palavra aos bombeiros”. “Não há ato mais nobre do que arriscar a própria via para defender as outras vidas”, referiu José Pedro Aguiar Branco, referindo-se a Sónia, Paulo e Susana como “três heróis, não só para Tábua, mas para todos os portugueses”. “O mínimo que podemos fazer é prestar a nossa sentida homenagem como hoje está a acontecer de forma solene”, disse ainda, “alargando as palavras de gratidão a todos os bombeiros e soldados da paz que em situação limite nunca faltam”.