Enquanto representante dos Municípios da Região Demarcada do Dão na AMPV – Associação de Municípios Portugueses do Vinho, o Município de Tábua participou na Convenção Europeia dos Territórios Vinhateiros que decorreu nos dias 2, 3 e 4 de fevereiro em Vila Nova de Foz Côa. Marcaram presença o presidente, Ricardo Cruz, e o seu adjunto, André Correia.
A Convenção reuniu representantes de territórios produtores de vinho de toda a Europa e teve por objetivo “discutir novas estratégias e parcerias para a valorização integrada dos territórios a partir das suas produções locais de qualidade, designadamente a crescente importância do vinho e das vinhas na definição de novos produtos ligados ao património rural e cultural e a sua interação com o setor turístico, ao mesmo tempo que permitiu identificar novas oportunidades para os territórios vinhateiros do nosso País”.
Em comunicado, o presidente do Município, Ricardo Cruz destaca a “crescente importância que a vinha e o vinho exercem na estratégia de promoção do mundo rural no concelho de Tábua, onde os produtores locais se têm afirmado pela produção de um produto de alta qualidade que tem merecido vários prémios nos concursos de vinho em que participam”.
De acordo com a autarquia, “esta aposta de Tábua no setor vitivinícola está reforçada com a recente integração da Freguesia de São João da Boa Vista na Rede das Freguesias Vinhateiras criada em 1 de Dezembro de 2022 pela AMPV, e na qual já participam mais de 200 Freguesias de todo o país”.
A Convenção terminou com uma Gala em Lamego, durante a qual foi transmitido ao Douro, o título de Cidade Europeia do Vinho 2023, com o qual foi distinguido pela RECEVIN – Rede Europeia das Cidades do Vinho.