O Município de Tábua esteve presente na Assembleia Geral da Associação Internacional de Cidades Educadoras (AICE), que decorreu em Bruxelas, entre os dias 19 e 21 de março. A autarquia foi representada pela vereadora da Educação, Formação e Empreendedorismo Jovem, Susana Mendes, “reforçando o compromisso do concelho na construção de um território onde a educação assume um papel central na inclusão, inovação e desenvolvimento local”, refere nota da autarquia.
O evento reuniu municípios de vários países, proporcionando um espaço de diálogo e cooperação internacional sobre o papel da educação no desenvolvimento sustentável das comunidades. A agenda incluiu visitas técnicas a projetos de referência na área educativa, permitindo a troca de experiências e conhecimento sobre práticas inovadoras na promoção da aprendizagem e da inclusão social.
Destaque ainda para a conferência “Desenvolver o ensino dialógico para uma escola e uma cidade inclusivas”, que antecedeu a Assembleia Geral. Este momento de reflexão abordou estratégias para uma educação mais equitativa, promovendo o debate sobre metodologias pedagógicas e valorização da diversidade cultural.
Com 490 cidades de 28 países envolvidas, a AICE tem sido um fórum essencial para a partilha de boas práticas e desenvolvimento de políticas educativas sustentáveis.
O Município de Tábua é Cidade Educadora desde o ano de 2018, integrando, para além da Associação Internacional de Cidades Educadoras, a Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras, com participação ativa nos Grupos de Trabalho, “Brincar na Cidade Educadora” e “Educação ao Longo da Vida”.