O Município de Tábua renovou a atribuição da Bandeira Verde ECOXXI pelo 7º ano consecutivo, num reconhecimento do continuado trabalho que tem vindo a ser desenvolvido na área da sustentabilidade ambiental.
Este galardão é concedido pela ABAAE – Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação, mediante o cumprimento de um conjunto de rigorosos e exigentes critérios que confirmam a implementação de boas práticas tendentes à construção de um território sustentável com base no compromisso pelos ODS – Objetivos do Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas e ao seu contributo para a melhoria da qualidade de vida das populações.
A Bandeira Verde ECOXXI tem sido atribuída desde 2018, no que é o reflexo da ação persistente na promoção de um futuro mais sustentável nos âmbitos ambiental, económico, social e educacional do território, a qual é desenvolvida com um conjunto de parceiros locais, dos quais se destaca o Agrupamento de Escolas de Tábua.
O Presidente da Câmara Municipal Ricardo Cruz revelou a sua satisfação pelo facto de no ano 2024 ter sido alcançada a melhor pontuação de sempre nos critérios definidos pela ABAAE, o que é revelador de que a estratégia definida pelo Executivo Municipal na preservação e valorização dos seus elementos ambientais e paisagísticos, responde aos desafios colocados a nível global.
Ricardo Cruz destacou ainda a importância da política de sensibilização e envolvimento da população neste trabalho coletivo que tem como objetivo consolidar Tábua como um território sustentável e preparado para os desafios futuro.
No presente ano, 62 municípios foram distinguidos com a Bandeira Verde Município ECOXXI 2024, tendo a cerimónia de divulgação dos resultados decorrido no dia 28 de novembro, na Casa das Histórias Paula Rego, em Cascais.