O vereador da coligação “Coragem para Mudar” está contra o investimento que está a ser feito pela autarquia na “Rotunda dos Brasões”, na vila de Tábua.
A proposta de pagamento do auto de mediação da empreitada constava da ordem de trabalhos da última reunião do executivo, mas Vítor Melo usou do período antes da ordem do dia para, no arranque dos trabalhos, acusar a autarquia de “irresponsabilidade financeira” ao “gastar 21 mil Euros em flores e ornamentação” naquele espaço, considerando a “atual situação financeira da Câmara Municipal”.
“Julgamos mais prioritário e sensato a liquidação das responsabilidades com empresas e instituições às quais a Câmara deve dinheiro”, chegou a considerar o vereador da oposição.
A lembrar que o executivo que deliberou pela execução da obra foi eleito em 2021 e que caberá aos tabuenses, em 2025, fazer a análise daquilo que é a sua gestão camarária, o presidente da Câmara Municipal esclareceu que “qualquer intervenção nas rotundas e espaços verdes” tem que “ter um investimento forte inicial”. Explicou que está em curso a transição dos espaços em relva para “espécies arbóreas de baixo consumo hídrico”, com recurso a sistema de rega “gota a gota”, com o objetivo final de combater a seca, diminuindo o consumo de água nestes espaços públicos. O objetivo é que “ao longo do mandato”, o Município “possa reduzir ao máximo aquilo que é relvado”, com recurso a outros materiais como pedras, corcódoas e espécies de baixo consumo hídrico. Ricardo Cruz avançou que também estão a ser identificadas situações nas freguesias, sendo que o passo seguinte é de “fazer um planeamento” de intervenções, “tendo em consideração as alterações climáticas”.
“Agora, isto envolve investimento numa só fase que vai ser diluído, a bem da contabilidade, ao longo dos anos”, explicou.
A proposta de pagamento do auto de mediação foi aprovada por maioria, com três votos contra dos vereadores da coligação “Coragem para Mudar”.
Vereadora da oposição, Maria do Rosário, elogia setor social do concelho
Também no período antes da Ordem do Dia, a vereadora da coligação “Coragem para Mudar” não deixou de salientar de “uma forma positiva” o trabalho desenvolvido pelas IPSS do concelho “que dão apoio à população idosa”. A residir há 30 anos em Tábua, Maria do Rosário Pereira de Almeida garante estar atenta e a acompanhar os serviços prestados.
“Tenho verificado que, de facto, houve uma evolução muito grande, positiva, na forma como as instituições trabalham, prestando cuidados mais adequados às pessoas que procuram o seu apoio”, afirmou.
Atenta aos maus exemplos que vão sendo noticiados na comunicação social, Maria do Rosário considera mesmo que o trabalho que é feito no concelho, na área social, “é motivo de orgulho para todos nós”, afirmou.