A inauguração do monumento na rotunda na Moita da Serra, na freguesia de Carapinha, com um cravo gigante com mais de 5 metros de altura, marcou hoje as comemorações dos 50 anos do 25 de abril no concelho de Tábua.
A instalação evoca a conquista da “Liberdade, Igualdade, Democracia” valores alcançados pelos militares de Abril e retrata aquele que se viria a tornar o símbolo da revolução, assim reconhecido também a nível internacional.
As comemorações iniciaram às 09h30, em frente aos Paços do concelho, com o hastear das bandeiras e a entoação do hino nacional e canções de Abril pela Academia Artística e o Coro Polifónico do Município de Tábua.
Seguiu-se a sessão solene evocativa no Salão Nobre da Câmara Municipal e que contou, para além da intervenção do presidente da Câmara, Ricardo Cruz, com a participação de representantes dos partidos representados na Assembleia Municipal.
No ano em que se assinala o cinquentenário da revolução, Tábua associou-se à grandeza que a efeméride encerra com um programa evocativo dos valores de abril, com o uso do cravo vermelho na mão ou na lapela a configurar o principal sinal do ideário defendido pelos capitães de abril.