Abriu ainda em tempo de pandemia, em 2020, com novos proprietários e depois de uma remodelação profunda do edifício do antigo hotel de Tábua, e em poucos anos, posicionou-se como uma das unidades hoteleiras de referência na região.
Propriedade do Grupo Luna Hóteis, com vários hotéis espalhados pelo país, o novo Hotel de Tábua, unidade de quatro estrelas com 74 quartos, conseguiu aquilo que muitos pensavam improvável no interior do país e num concelho onde o turismo dava os primeiros passos.
“Foi um grande desafio posicionar esta unidade como está hoje, mas olhando para trás, podemos dizer que o balanço é positivo, e que faz todo o sentido Tábua ter hoje uma unidade como a nossa”, diz ao Noticias de Tábua, o diretor geral, Mário Oliveira, para quem o sucesso está em saber “acompanhar tudo o que está acontecer aqui”.
“Nestes últimos anos tem-se notado bastante a evolução da própria vila, muitos eventos a acontecerem e isso tem de ser acompanhado pela oferta de alojamento”, observa o diretor do Hotel de Tábua que hoje “abastece” toda a região, em dormidas turistícas, mas também empresariais.
“Os Aquinos foram uns grandes impulsionadores e são uns grandes parceiros da nossa unidade”, frisa, lembrando que, antes do hotel abrir, muitos dos clientes e colaboradores que vinham durante a semana em reuniões de trabalho para aquele gigante de fabrico de sofás e “tinham de ficar em Viseu”. Agora, não só ficam em Tábua, como usufruem de uma oferta de qualidade.
“Temos a piscina interior e exterior, sauna, jacuzi, ginásio, além do restaurante – o “Oliva” que trabalha à “carta”, de domingo a domingo, e ainda o bar”, refere o diretor geral da unidade que em 2023 atingiu uma taxa de ocupação próxima dos 50%.
“2023 foi um ano muito bom, esta unidade ficou em 3º lugar no Grupo com maior número de noites vendidas”, garante Mário Oliveira não tendo dúvidas que “há uma procura crescente deste destino”, quer no verão, com estadias mais prolongadas, graças à oferta de praias fluviais e festivais na região, quer no inverno, com a oferta dos vários percursos pedestres e eventos desportivos que atraem gente para o território”.
Para esta subida do número de dormidas contribuiu, de forma decisiva, a estratégia de promoção turistica do Município e da afirmação do destino “Tábua, Encanto das Beiras”, dá ainda nota o diretor do Hotel de Tábua, que fala na importância das reuniões promovidas pelo pelouro do turismo da Câmara Municipal de Tábua com os operadores turísticos, com o objetivo de melhorarem a “estratégia” de promoção do território.
“Encontramo-nos numa trajetória de crescimento e em 2024 queremos aumentar ainda mais a procura da nossa unidade”, garante, acreditando que, quer no cliente de lazer, quer no empresarial ainda há margem para crescer.
“Em agosto e em alguns nos fins de semana já tivemos uma taxa de ocupação a rondar os 100%”, refere Mário Oliveira que tem como hóspedes habituais as equipas da 2ª e 3ª Liga de Futebol que vêm jogar na região, e os vários artistas e os respetivos elencos que vêm atuar ao Centro Cultural de Tábua.
Um dos artistas de “luxo” foi Pedro Abrunhosa. “Ele só fica em hotéis 5 estrelas, mas o manager veio ver a nossa suite Sarah Beirão, e aprovou”, exemplifica o diretor, que fala numa clientela “exigente” e que gosta de “novas experiências” aquela que procura o Hotel de Tábua, encontrando aqui uma sala de visitas confortável e com todas as comodidades de um grande hotel de cidade.
Para 2024, as expetativas são por isso “aumentar as estadias e o tempo que os hóspedes ficam na região”, aproveitando também o facto do “interior” estar na moda, e de Tábua ter uma oferta turística cada vez mais diversificada e de qualidade, capaz de captar diferentes públicos.
Dos percursos de natureza, às praias fluviais, passando pelos equipamentos culturais e desportivos, o concelho oferece ainda um vasto património edificado e um conjunto de festas, feiras e romarias que complementam a oferta do grupo Luna Hoteis e a sua unidade 4 estrelas em Tábua.