O grupo Greenvolt concluiu a ligação da Central Solar de Tábua à rede elétrica nacional, um projeto que representa um investimento de cerca de 40 milhões de euros.
A central, localizada na freguesia de São João da Boa Vista, é composta por cerca de 90.000 painéis solares, tendo criado mais de 100 postos de trabalho na região.
“Com a entrada em funcionamento da Central Solar de Tábua, estamos a levar às famílias e empresas todos os benefícios das energias renováveis, mas também damos o nosso contributo para o esforço de descarbonização do país”, defendeu, em comunicado, o presidente executivo da empresa, João Manso Neto.
O parque, explica a empresa, “tem uma capacidade instalada de 48 MWp que lhe permite gerar anualmente até 60 GWh de energia renovável, obtida a partir da irradiação solar”.
“A energia verde gerada pelos painéis solares fotovoltaicos de silício policristalino está a ser injetada na rede elétrica nacional através de uma linha de distribuição a uma tensão de 60 kV ligada à subestação de Tábua, podendo abastecer cerca de 60 mil famílias”, é ainda referido.
De acordo com a empresa, a Central Solar de Tábua contribuiu para reforçar a produção solar e eólica da Greenvolt nos vários mercados em que está presente e que supera já os 200 MW.