A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Tábua cumpriu a promessa e no passado dia 17, juntou as comemorações do 87º aniversário ao já habitual almoço de Natal. Uma cerimónia que decorreu no Pavilhão Multiusos, e que contou a presença da família dos soldados da paz tabuense, assim como diversas entidades ligadas às estruturas de proteção e socorro e convidados.
Na ocasião, foram homenageados e condecorados bombeiros e bombeiros pelos bons serviços prestados a esta corporação, e também reconhecidos dirigentes, beneméritos, e membros dos corpos sociais que cessaram funções já este ano.
No seu discurso na sessão solene, o presidente da direção da AHBVT, Rui Andrade, começou por agradecer a todos os condecorados, bem como aos seus familiares, pois “sabemos que sois vós os primeiros a ser sacrificados pela ausência destas Mulheres e Homens”, felicitando, de forma especial, o adjunto de comando Vitor Gomes (Pina ) que ao longo destes anos, “foi e é uma referência desta Associação”.
“Passados que são 87 anos nós não podemos esquecer de todos aqueles que ao longo de quase 9 décadas serviram esta associação: Diretores, Benfeitores, Associados e Bombeiros, a todos e para todos o nosso reconhecimento e gratidão”, continuou Rui Andrade que aproveitou o momento para fazer um primeiro balanço do ainda curto mandato à frente da instituição.
“Tomámos posse em junho, e de imediato realizámos visitas a todas as instalações da AHBVT, identificámos e realizámos algumas melhorias quer nos centros de exame, quer nas instalações do Corpo de Bombeiros. Colocámos a cobertura na oficina do quartel, requalificámos a sala de estar dos Bombeiros dando a dignidade ao espaço, nos centros de exame substituímos equipamentos informáticos e de comunicações e serviços diferenciados, estamos atentos ao que há ainda para fazer nomeadamente a nomeação do novo Comandante” destacou, anunciando desde já a intenção de em janeiro proceder à nomeação do novo Comandante “assunto que estamos a tratar com bastante rigor e serenidade”.
Dizendo-se empenhado em tudo fazer para que este Corpo de Bombeiros “seja a curto prazo uma referência no Distrito Coimbra”, o presidente da direção agradeceu também ao Presidente da Câmara Municipal ter aceitado a criação da 2ª EIP – Equipa de Intervenção Permanente, o que demonstra, na sua opinião, a “sua sensibilidade numa área tão importante como é a de garantir o socorro à nossa população”. “Esta contribui para o aumento da eficácia e qualidade da nossa resposta operacional”, notou Rui Andrade que apelou ainda ao empenho do Presidente do Município relativamente às novas instalações do Centro de Exames de Condução em Tábua. Concluiu com uma boa notícia: a aquisição de duas novas ambulâncias que deverão entrar ao serviço do corpo de bombeiros em Fevereiro.
Da parte do Município, Ricardo Cruz deixou a garantia de estar ao lado desta Associação Humanitária naquilo que são as suas pretensões, prometendo fazer parte da solução para os seus problemas, nomeadamente no que se refere à questão colocada pelo presidente da direção relativamente à necessidade de um novo Centro de Exames. O presidente do Município tabuense, enalteceu de resto o percurso de 87 anos deste corpo de bombeiros e todos os que estiveram ao seu serviço, nas diferentes funções. “É um grande orgulho terem feito parte de uma história tão grande e tão digna”, afirmou o edil durante a sua intervenção, na sessão solene, agradecendo, em nome dos tabuenses, a todos os homens e mulheres que, independentemente das condecorações e das medalhas têm servido esta Associação com “dedicação e espírito de missão”. “O nosso sentimento é sempre de grande gratidão pelo que fizeram ao logo dos anos” sublinhou, destacando também da parte do Município o esforço de melhoria dos serviços de proteção civil municipal e o investimento em duas novas EIP’s, para as duas corporações de bombeiros, entre outros investimentos com o objetivo de preparar o concelho para as intempéries e outros desafios futuros.
Numa intervenção onde enalteceu o trabalho abnegado destes heróis “soldados da paz”, o presidente da Assembleia Geral da AHBVT, Canotilho Laje, considerou que estes reconhecimentos são como as vitaminas “fortalecem o corpo e revitalizam a alma, aquilo que hoje mais do que nunca precisamos”.
Fotos: Mouros TV