Foi diante de um Centro Cultural lotado que o Partido Socialista de Tábua apresentou, no sábado à tarde, os mais de 230 candidatos a todos os órgãos autárquicos do concelho, situação que acontece pela primeira vez nos últimos 16 anos. Liderado por Ricardo Cruz, atual presidente da Câmara Municipal que se volta a recandidatar para um segundo mandato, o projeto “Avançamos Juntos” deu provas do trabalho feito, com destaque para o conjunto de “obras terminadas e em curso na ordem dos 20 milhões de Euros”.
“O progresso do nosso concelho não é propaganda, são investimentos e resultados que todos podem ver”, afirmou Ricardo Cruz que apontou ao “maior investimento de sempre”. “Não nos limitámos em gerir o dia a dia”, asseverou o recandidato socialista à Câmara Municipal, apontando para valores como a “confiança” e o “compromisso” que resultaram no exercício de uma “política de proximidade, descentralização de competências e o pagamento da dívida às Juntas de Freguesia”, ficando este mandato marcado por “um total de transferências às juntas de freguesia superior a 2 milhões de Euros”.
“Resolvemos problemas históricos e realizámos projetos com um atraso de mais de quatro décadas”, referiu, dando o exemplo da Área Empresarial da Carapinha inaugurada este ano. “Honrámos os contratos com as associações e redobrámos as equipas de intervenção permanente dos bombeiros”, disse também, apontando ainda a criação das unidades de Oftlamologia e de Raio X no Centro de Saúde de Tábua. Desfiando outros projetos alcançados, Ricardo Cruz não tem dúvidas de que o seu executivo desenvolveu um trabalho que “dignificou o concelho” também na área da preservação do património literário, na educação, requalificação de infraestruturas, com destaque para o investimento que está a ser feito na Escola Secundária de Tábua, no valor de 5,7 milhões de Euros. “Gastámos quatro milhões de Euros na habitação e mais seis milhões em saneamento básico alargando a cobertura da rede para cerca de 80 %”, disse também.
“Estamos a preparar Tábua para o futuro”, garantiu Ricardo Cruz que apresentou os oito eixos estratégicos que vão integrar o seu programa eleitoral tendo sempre como “prioridade” o “rigor financeiro e a redução da dívida”, fatores decisivos para garantir a sustentabilidade e a capacidade de investimento da autarquia.
Este foi o motivo, porque Ricardo Cruz chamou à apresentação da sua candidatura o ex ministro das Finanças e antigo presidente da Câmara Municipal de Lisboa. “A presença de Fernando Medina é sinal de compromisso da minha pessoa de que Tábua está no caminho certo das contas certas”. Um caminho que o cabeça de lista não faz sozinho. “Acompanham-me elementos condignos, respeitosos e que muito me orgulham”, afirmou, agradecendo “aos mais de 230 candidatos” em todas as freguesias. É, por isso, com “enorme orgulho e sentido de responsabilidade” que Ricardo Cruz se recandidata à Câmara Municipal da Tábua.
O Apoio de Fernando Medina
Na sessão de apresentação que resultou numa forte mobilização de apoio à candidatura socialista, Fernando Medina, com ligações familiares a Sinde, veio apoiar Ricardo Cruz na corrida à liderança do concelho, onde “hoje tudo está efetivamente melhor”. “Temos visto Tábua a avançar e a melhorar”, frisou Medina agradecendo ao executivo de Ricardo Cruz o trabalho “com visão” que tem vindo a ser feito na “criação de oportunidades de emprego, atração de jovens, respostas na habitação, qualidade de vida e melhoria dos serviços públicos”.
O reconhecimento do trabalho feito foi também o que levou Rui Andrade a assumir o papel de Mandatário da candidatura de Ricardo Cruz. “Vejo na candidatura o compromisso sólido com o presente e o futuro de Tábua. Aceitei porque aqui há trabalho, visão e muito coração”, frisou. A candidatura conta também com Ângelo Oliveira como mandatário financeiro, Leonor Ferreira como mandatária jovem e José Manuel como mandatário sénior.
Ricardo Cruz “é um dos melhores” do distrito de Coimbra
E da Federação Distrital do PS Coimbra, vieram palavras de grande entusiasmo e confiança em Ricardo Cruz, sendo mesmo apontado por João Portugal, como “um dos melhores, senão o melhor autarca” do distrito de Coimbra.
Ao nível do PS local, Olga Nunes não tem dúvidas de que com a liderança de Ricardo Cruz “Tábua está no caminho certo”. “Há muito para fazer e só o PS tem capacidade e provas dadas. Tábua não pode perder tempo, não pode voltar a trás”, defendeu a socialista.
Na corrida à Câmara Municipal, Ricardo Cruz volta a contar com Nuno Tavares como candidato à Assembleia Municipal que partilhou a “honra de fazer parte deste grupo de pessoas e de liderar a lista à Assembleia Municipal”.
Na sessão foram também apresentadas as equipas candidatas às 11 Freguesias e Uniões de Freguesias lideradas por:
UF de Ázere e Covelo- Luís Carlos Rodrigues
JF Candosa – Elsa Gouveia
JF Carapinha – Arménio Santos
UF Covas e Vila Nova de Oliveirinha – Dina Santos
UF Espariz e Sinde – Fernando Gameiro
JF Midões – Paulo Portugal
JF Mouronho – Aníbal Mota
UF Pinheiro de Coja e Meda de Mouros – Bruno Gil
JF Póvoa de Midões – Angelo Oliveira
JF – São João da Boa Visa – Marisa Bernardo
JF Tábua – José Vieira
O momento de apresentação culminou com a apresentação do hino de apoio ao projeto socialista liderado por Ricardo Cruz e que, por certo, se vai fazer ouvir em todas as ruas do concelho de Tábua, num claro apelo ao voto no PS, nas eleições marcadas para o próximo dia 12 de outubro.