Depois de, no passado dia 6 de outubro, ter sido coroada Miss Petit Falls International Portugal 2025 e Miss Influencer 2024, Ariana Dias está a poucos dias de representar Portugal num dos concursos mais relevantes de beleza do mundo, a realizar no Brasil. Em entrevista ao Notícias de Tábua, a jovem que no ano passado perdeu o pai num trágico acidente de moto, mas que conta com o apoio inexcedível da mãe, está confiante de que vai “trazer mais um título internacional para Tábua”.
Quando é que este sonho começou a ganhar forma?
Este sonho começou no ano passado, quando concorri à Rainha das Vindimas e acabei por ganhar o título de fotogenia. A partir daí gostei muito da sensação dos concursos de Beleza, porque não é só uma competição, é também uma aprendizagem e as amizades que fazemos dentro do concurso ficam para a vida. Também vi o orgulho que os meus pais tiveram ao receber a faixa, então eu quis continuar para receber títulos e deixá-los ainda mais orgulhosos.
Já estás habituada aos palcos, porque és dançarina e professora também da escola Dança E-Motion. O hip-hop é também uma paixão desde miúda, não é?
Sim, comecei agora os meus palcos novamente, e agora em competições, tendo alcançado o título de campeã mundial em dezembro, nos Estados Unidos. O hip-hop é uma paixão e ajuda, e a dança também ajuda.
O facto de estares habituada aos palcos e de seres uma bailarina, no fundo, também ajuda nesta nova fase, nesta nova etapa da tua vida?
Sim, sem dúvida. Eu transformo-me em palco. Como a minha mãe diz, a Ariana fora do palco é diferente da Ariana em cima do palco. O hip-hop também me tem ajudado muito com a minha ansiedade e também com a minha autoestima.
Eu tinha muita falta de autoestima. Entrar em palco, arrasar e sair de lá com um sorriso nos lábios e as pessoas a dizer que foi fantástico, aumenta-nos a autoestima. O hip-hop ajudou-me bastante e agora estar no concurso ainda mais.
Estás a pouco mais de um mês de ires pisar um dos maiores concursos de beleza. Como é que te sentes e quais são as expectativas?
Estou super ansiosa e acho que vai ser uma das melhores semanas da minha vida. Ainda não estou muito em mim, que vou para o Brasil e vou para um concurso internacional, mas talvez quando chegar lá, no momento…
Mas este é um sonho que vens alimentando desde o ano passado, desde o concurso da Rainha das Vindimas, portanto não desististe de ir mais além, de procurar aqui um lugar também no mundo da beleza?
É verdade, acho que quando se começa e se ganha gosto, continuar e sempre evoluir é o fundamental.
E depois também tens o apoio, já não infelizmente do pai, devido ao que aconteceu no verão passado, mas a mãe tem sido aqui um braço direito e esquerdo, tem sido tudo, não é?
Sim, é verdade, ela é um braço direito, tal como eu sou o braço direito dela, somos uma equipa.
Se não fosse a minha mãe, provavelmente eu teria desistido do concurso, desistido de todos os meus projetos que tenho ao longo da vida, até do hip-hop.
A tua mãe lançou, inclusivamente, um sorteio para as pessoas também ajudarem a custear a tua deslocação ao Brasil, é isso?
É verdade, e acho que a minha história de vida vai influenciar e espero bem que influencie meninas, não só meninas da minha idade e mais velhas, de que não é por causa de um momento frágil da vida, uma perda, que devem desistir dos seus sonhos. Pelo contrário, devem ter mais forças de lutar para orgulharem quem amam.
E é isso que tu estás a fazer, também a dar o exemplo a outras jovens que possam também ter este sonho, mas que pensam que é difícil de concretizar, que afinal, com um bocadinho de esforço e persistência, consegue-se?
Sim.
Tudo a postos para daqui, a um mês, estares a representar Portugal e também o teu concelho, Tábua, num dos maiores concursos de beleza a nível internacional?
É verdade. E espero que os tabuenses fiquem muito orgulhosos de ter uma tabuense a representar Portugal e Tábua no Brasil. Espero trazer, e vamos trazer, mais um título internacional para Tábua.
E quanto ao futuro? Há algum outro concurso de beleza em que gostasses de participar?
Uma coisa de cada vez.