A EPTOLIVA inaugurou um novo espaço de alojamento para estudantes deslocados, em Tábua. Integrada no programa comemorativo do 33.º aniversário da Escola, a inauguração do Eptoliving Tábua contou com a presença de uma comitiva de Cabo Verde, composta por diversos responsáveis da educação e de equipamentos educativos daquele país, que fizeram questão de se associarem a mais um momento importante do percurso da Eptoliva.
Representando mais um passo na estratégia de internacionalização da Escola, a nova residência tem capacidade para acolher até 35 estudantes, garantindo todas as condições de habitação, conforto e acolhimento para estes jovens que se encontram deslocados a estudar em Tábua, especialmente os provenientes dos PALOP. E no conjunto, entre a escola sede em Oliveira do Hospital e o pólo de Tábua, são já mais 80 alunos.
Antes da inauguração do novo alojamento, o Presidente da Câmara Municipal de Tábua, Ricardo Cruz, acompanhado dos Vereadores do Executivo Municipal, tinha recebido no Salão Nobre dos Paços do Concelho, uma delegação composta por representantes do setor da Educação da Ilha do Sal, em Cabo Verde, composta pela Delegada do Ministério da Educação do Sal, Márcia Pinto, e pelas Diretoras do Complexo Educativo e da Escola Básica e Secundária desse Concelho geminado com o Município de Tábua, que estavam acompanhadas de alunos e pais e que se deslocaram à nossa região a propósito do 33º aniversário da EPTOLIVA.
Durante a receção, Ricardo Cruz afirmou ser com satisfação que constatava que o trabalho de cooperação iniciado com o acordo de geminação entre os dois Municípios estava a dar resultados extremamente positivos, designadamente na área da educação e formação, ao permitir a qualificação de vários jovens em áreas de trabalho de que a Ilha do Sal é deficitária.
O Presidente da Câmara Municipal destacou a importância da formação, sublinhando o papel crucial desempenhado pela EPTOLIVA na promoção de uma educação de excelência a nível global, a qual já evoluiu no sentido de serem criadas condições para que possa ser ministrada por esta Entidade na própria Ilha do Sal, aumentando a proximidade com os beneficiários e futuros empregadores.
Daniel Costa, Presidente da EPTOLIVA, frisou a visão do Município de Tábua ao concretizar esta geminação e no trabalho de mobilização dos parceiros locais, alargando os resultados decorrentes desta parceria, de que é exemplo o processo de internacionalização da Escola, importante para o seu crescimento e consolidação, referindo que atualmente acolhe 70 alunos provenientes de Cabo Verde e São Tomé e Príncipe.
Márcia Pinto, Delegada do Ministério da Educação da Ilha do Sal, agradeceu o apoio dado pela EPTOLIVA ao Sal, considerando que esta experiência educativa é uma aposta ganha, pelo que manifestou uma vontade séria em reforçar este processo de cooperação.
As comemorações do 33.º aniversário da Eptoliva em Tábua contaram ainda com uma Sessão Intercultural, nas instalações da Escola, que contou com a participação de alunas e alunos internacionais da EPTOLIVA, e durante a qual foi destacada a importância da multiculturalidade e do papel desta Escola Profissional na promoção da educação como um elo de ligação entre as diferentes comunidades e culturas.