Uma delegação do Município do Sal (Cabo Verde), liderada pela vereadora da Educação Maria João Brito, foi recebida na manhã desta segunda-feira (13) nos Paços do Município de Tábua, marcando o início de uma visita à EPTOLIVA no âmbito do acordo geminação estabelecido entre os dois Municípios.
Na ocasião o Presidente do Município, Ricardo Cruz, saudou a presença desta comitiva na região, a qual “comprova que esta geminação está a funcionar e a dar resultados concretos para benefício de ambas as comunidades, sendo este mais um importante momento para o reforço dos laços de amizade que unem os dois povos”, adianta comunicado da autarquia.
Salientou o facto desta visita decorrer no quadro dos contactos anteriormente estabelecidos entre a EPTOLIVA e os responsáveis locais para o desenvolvimento de ações de formação dirigidas a jovens do Município do Sal, contribuindo para a sua qualificação profissional em áreas deficitárias em Cabo Verde, e consequentemente para a melhoria das suas condições vida.
Daniel Costa, Presidente da Eptoliva, referiu que esta visita se enquadra nos objetivos de “reforçar as parcerias entre esta Escola e os estabelecimentos de ensino do Sal”, aludindo às oportunidades abertas com a geminação estabelecida entre Tábua e o Município do Sal, o que permitiu “reforçar a ligação da Escola aos PALOP, neste caso através de Cabo Verde”.
O responsável sublinhou ainda que a “Escola acolhe este ano letivo cerca de 30 jovens da Ilha do Sal, pelo que esta comitiva terá a possibilidade de constatar o modo como os mesmos estão a ser integrados, bem como encontrar novas formas de cooperação que permitam dar continuidade à promoção do ensino profissional em áreas que se revelem de interesse para aquele território”.
A vereadora da Educação, Maria João, sendo portadora de “um abraço caloroso” do Município do Sal, referiu que esta presença em Tábua visa “solidificar as relações existentes e demonstrou a sua satisfação pelos resultados positivos que estão a ser alcançados no âmbito desta geminação, agradecendo o excelente acolhimento disponibilizado aos primeiros alunos que vieram no âmbito deste acordo”.
Aludiu à importância que os estudos e o ensino profissional exercerá ao nível da melhoria dos índices de empregabilidade destes jovens e consequentemente da sua qualidade de vida e das respetivas famílias, bem como o seu contributo para o desenvolvimento socioeconómico da ilha do Sal e do próprio País, sendo que o envolvimento da sociedade civil neste processo, é determinante para o seu sucesso.
A Vereadora da Educação, Formação e Empreendedorismo Jovem de Tábua, Susana Mendes, aludiu ao facto de se estarem a concretizar todos os objetivos que foram delineados em contactos anteriores, sendo que esta aprendizagem trará frutos também ao nível de novos projetos, em outras áreas, oque poderão ser implementados no futuro.
Na visita de três dias, a comitiva do Sal, que integra ainda o Secretário da Assembleia Municipal e diretores e professores de estabelecimentos de ensino locais, participa nas comemorações do aniversário da Eptoliva e contacta com a realidade da escola em Tábua e Oliveira do Hospital.