No concelho de Tábua, o movimento cultural continua manter viva a tradição de “Cantar as janeiras”.
No passado dia 3 de janeiro, o Grupo “Tábula de Tradições” da Academia Sénior de Tábua, perpetuando as tradições cultural portuguesa, deslocou-se ao átrio da Câmara Municipal para entoar as tradicionais Janeiras. O grupo foi calorosamente recebido pelo presidente da Câmara Municipal, Ricardo Cruz, pelo Vice-presidente, António Oliveira, assim como pelos funcionários e munícipes presentes no edifício.
A celebração do “Cantar das Janeiras” prosseguiu no último domingo, dia 7 de janeiro, com a participação da Tuna Mouronhense no Mercado Municipal de Tábua. O vice-presidente, António Oliveira, e a vereadora Susana Mendes, também marcaram presença neste evento, enaltecendo a importância desta tradição que perdura ao longo dos anos.
Na mesma manhã de domingo, os Paços do Concelho receberam o Rancho Regional e Folclórico de Candosa, que se deslocou especialmente para efetuar o tradicional Cantar das Janeiras. Nesta ocasião, foram também acolhidos pelo vice-presidente, António Oliveira, e pela vereadora Susana Mendes, reforçando os laços entre a comunidade e as entidades municipais através da celebração desta manifestação cultural única.
“A presença ativa e participativa destes grupos culturais no seio da comunidade é essencial para a preservação e promoção das tradições portuguesas, destacando-se a importância do “Cantar das Janeiras” como um elo vivo entre o passado e o presente, enriquecendo o património cultural local”, considera o Município.