O novo comandante dos Bombeiros de Tábua tomou, ontem, posse numa sessão onde foi evidenciada a “paixão, o carisma, a determinação e a capacidade de saber fazer”. Rui Leitão assegurou estar “integralmente ao serviço desta missão”.
A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários (AHBV) de Tábua iniciou um novo capítulo da sua história. Rui Leitão, que no final do ano deixou o comando da corporação de bombeiros de Viseu, está agora ao leme dos bombeiros tabuenses. Grato pelo “convite” que lhe foi dirigido e “confiança” depositada, o novo comandante garante estar totalmente disponível para o novo desafio.
Rui Leitão chegou à corporação tabuense já em janeiro deste ano e está convicto de que com todo o corpo de bombeiros e direção serão capazes de “concretizar os nossos sonhos e de alcançar as nossas ambições”, bem como de superar todos os desafios. “De mim podem contar com o empenho, total dedicação e lealdade. Serei o vosso comandante e ao mesmo tempo o vosso colega e amigo. Pretendemos trabalhar para ter um corpo de bombeiros ainda com maior capacidade operacional, mais recursos humanos e tecnológicos e mais formação”, asseverou.
Ao lado da direção no desejo de que esta seja uma corporação aberta à população, Rui Leitão também já desafiou a “companhia” para a realização de ações que possibilitem melhores condições para os bombeiros e a prestação de um melhor socorro à população. Do mesmo modo, o novo comandante destacou o apoio da Câmara Municipal de Tábua, nomeadamente ao nível das EIPS, mas que “só trabalham no período diurno e de segunda a sexta feira. Partilhou, por isso, a sua “inquietação” nesta matéria, mostrando-se disponível para analisar o assunto com a autarquia.
O virar de página na AHBV de Tábua foi o caminho escolhido pela direção que encontra em Rui Leitão características como “a paixão, o carisma, a determinação e capacidade de fazer”. “Esta direção tudo fará para que se sinta motivado”, afirmou Rui Andrade. Também João Canotilho Lage, presidente da Assembleia Geral da AHBV de Tábua está certo de que “todos ficarão a ganhar com os valores que Rui Leitão vai acrescentar”.
A considerar que o sucesso do novo comandante será o sucesso de “todos nós”, o presidente da Câmara Municipal de Tábua, Ricardo Cruz destacou aquele que tem sido o empenho da autarquia na área da Proteção Civil, no trabalho junto das corporações do concelho e agora mais recentemente em torno da construção do Centro Municipal da Proteção Civil que deverá ser inaugurado neste ano. “Arrisco a dizer que o ano de 2023 seja o de maior investimento em matéria de Proteção Civil”, sublinhou o autarca, que garante estar empenhado na “prevenção” e proteção dos munícipes.
A cerimónia de tomada de posse de Rui Leitão contou com a presença e intervenções do presidente da Federação dos Bombeiros, Fernando Carvalho, o representante da Liga de Bombeiros, Clemente Mitra e o comandante Distrital de Coimbra da Proteção Civil, Carlos Luís Tavares.
Na ocasião também foi partilhada uma palavra de reconhecimento ao anterior comandante dos bombeiros de Tábua, Diogo Simões, pelo “trabalho extraordinário na proteção das populações”.