A CDU do concelho de Tábua está preocupada com o estado das ETARs, a qualidade da água que é abastecida à população, a recolha de lixo, os transportes, as condições de lazer e o sistema de transportes no município.
Em comunicado, a estrutura partidária aponta o dedo ao “cheiro nauseabundo da ETAR do Boiço” situada a 400 metros da povoação e da qual resulta a “descarga dos efluentes com uma coloração da água de cor cinzenta e cheia de espuma contaminada”. “Vão desaguar na Barragem da Aguieira, precisamente onde se faz a captação de água para fornecimento do concelho de Tábua”, denuncia a CDU que coloca em causa a qualidade da água para consumo “apregoada por responsáveis da autarquia”, vinda “do Caramulo”.
“Continuam os sucessivos atropelos ao ambiente feitos pela Câmara Municipal de Tábua, com a ETAR do Boiço sem as condições mínimas para funcionar, pondo em risco a saúde pública de quem se serve da água da barragem da Aguieira”, sustenta o partido, notando que Tábua “é o concelho onde se paga a água ao consumidor mais cara do distrito de Coimbra”.
As bermas de estradas “sem limpeza” é outra situação denunciada pela CDU. “As imagens de arbustos e arvoredo sem controlo junto a vias de comunicação, e sem a distância de 10 metros exigida por lei, é uma constante em todo o concelho. Não há qualquer tipo de controlo ou de fiscalização”, sublinha o partido que exige à Câmara Municipal de Tábua “a fiscalização da proliferação descontrolada de vegetação e arvoredo a junto a vias de comunicação, e a sua limpeza pelos serviços camarários”
Para a CDU “continuam a ser insuficientes os recipientes de lixo colocados no concelho e nada é feito para resolver a situação com o lixo a ser espalhado pelo chão, o que representa um perigo para a saúde pública”.
Na área de lazer, o partido aponta o dedo à Praia Fluvial de Sevilha que “ continua ao abandono, quando poderia ser aproveitada para se um circuito de manutenção até à foz do rio Cavalos para a prática desportiva”.
A CDU considera ainda que “o terminal Rodoviário de Tábua é uma lástima, sem as mínimas condições para os passageiros que aguardam os autocarros”. “Para quando uma intervenção da Câmara Municipal no sentido de que sejam criadas as condições desejadas para os utentes deste terminal’”, questiona.
No mesmo comunicado, a CDU acusa a Câmara Municipal de Tábua de gastar “250 mil euros para embelezar a Praça do Tribunal com oliveiras bonsai e outras espécies e para a requalificação da zona envolvente da Igreja Matriz de Tábua, e não disponibiliza verbas para a limpeza de bermas, um terminal rodoviário em condições, caixotes do lixo em número suficiente, estações de tratamento de águas residuais limpas e sem poluir”.