Há 11 anos a adoçar a vida dos tabuenses e de quem simplesmente está de passagem pela vila, a conhecida Pastelaria Braspordoce é cada vez mais um ponto de paragem obrigatória. Situada na conhecida praça Dr. Castanheira Neves, junto ao Tribunal da Comarca, esta pastelaria/ padaria é um verdadeiro regalo para os olhos, tal é a quantidade e a primorosa qualidade das iguarias doces e salgadas que saltam à vista e ao estômago.
Mas falar da Braspordoce, é falar de António Filipe, o jovem proprietário que começou por “raspar tabuleiros e formas” e é hoje um pasteleiro de mão cheia. À variedade de doces e salgados produzidos na pastelaria, o empresário juntou o pão, sendo famoso o seu pão de água. “Estamos em terra de padeiros, em Tábua não há ninguém que não tenha um familiar padeiro, e por isso não podíamos deixar de fazer esta aposta”, garante António Filipe, que gosta de inovar tanto no espaço, como na oferta de produtos. “Em plena pandemia aproveitámos para fazer a remodelação do espaço, e começámos também a servir refeições rápidas, a assar leitão para fora” conta, acreditando que conseguiu mudar radicalmente a imagem “negativa” que muita gente tinha do espaço anterior à Braspordoce, e que hoje a sua pastelaria com uma ampla esplanada coberta e aquecida nos dias mais frios veio mesmo dar uma nova centralidade a esta zona da vila de Tábua.
A aposta no conforto, na luz natural e áreas espaçosas alia-se à qualidade e à variedade de oferta de bolos e doces, desde os mais tradicionais aos menos convencionais. A montra mais parece uma exposição de arte pasteleira, que tal como noutras áreas, acompanha também aquilo que são as tendências de mercado e os hábitos de consumo dos consumidores. “Temos de estar sempre a inovar” insiste António Filipe, que criou a queijada tabuense – à base de doce de abóbora e requeijão, e o lançou como doce típico de Tábua. “Sentíamos muito essa necessidade de criar algo que se identificasse com a nossa doçaria, e com aquilo que são os nossos produtos mais tradicionais, para as pessoas poderem levar quando visitam Tábua”, adianta o empresário, que lançou ao mesmo tempo uma embalagem para as queijadas com imagens dos principais monumentos e locais turísticos do concelho. “Costumo dizer que quem compra as nossas queijadas leva também um pouco de Tábua”, diz, abrindo assim o apetite aos clientes para comerem e “chorarem” por mais uma visita à Braspordoce.