O jovem bombeiro da corporação de Vila Nova de Oliveirinha que no domingo à noite sofreu um acidente grave mantém-se internado nos Hospitais de Coimbra, em coma induzido, mas “estável”.
A informação foi confirmada esta manhã ao Notícias de Tábua pelo comandante daquela corporação, segundo o qual Gonçalo Coelho se mantém “ligado ao ventilador para corrigir o trauma torácico”. De acordo com o responsável, o jovem de 28 anos ainda não foi submetido a intervenções cirúrgicas, uma vez que “o corpo precisa de estabilizar”. Nuno Santos referiu que “os próximos dias serão decisivos”. Avançou que os elementos da corporação receberam ontem “apoio psicológico de equipa da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil” e que o presidente da estrutura tem mantido contacto frequente para saber da evolução do estado de saúde de Gonçalo Coelho.
O momento é de esperança na recuperação do jovem bombeiro que faz parte da Equipa de Intervenção Permanente dos bombeiros de Vila Nova de Oliveirinha. As mensagens de solidariedade e força estão também a ser partilhadas pelas corporações dos bombeiros da região, nomeadamente de Côja, Lagares da Beira, Oliveira do Hospital e Tábua, que juntamente com o corpo de bombeiros de Arganil combateram o episódio de incêndio que levou ao acidente. Nas respetivas páginas de facebook, as Associações Humanitárias desejam uma boa recuperação a Gonçalo Coelho.
A corporação de Côja “deseja rápidas melhoras ao camarada bombeiro Gonçalo Coelho dos Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Oliveirinha, que sofreu um acidente durante o combate a um incêndio rural em Casal da Senhora – Tábua”, onde esta corporação também estive presente. “Os Bombeiros Voluntários de Côja estão contigo Gonçalo e com os nossos camaradas de Vila Nova de Oliveirinha!”, lê-se na publicação.
Os Bombeiros Voluntários de Lagares da Beira apelam à “criação de uma corrente de energia para que o Gonçalo tenha força para vencer esta batalha”. “Os Bombeiros de Lagares da Beira estão com o Gonçalo e com os colegas de Vila Nova de Oliveirinha! Juntos somos mais fortes”, refere a corporação.
A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital também recorreu à sua página para “desejar rápidas melhoras ao bombeiro Gonçalo Coelho dos Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Oliveirinha” que “sofreu um acidente durante o combate a um incêndio rural em Casal da Senhora – Tábua”, onde a corporação oliveirense esteve presente. “Todos os homens nascem iguais mas poucos se tornam bombeiros”, afirmam os bombeiros de Oliveira do Hospital.
Também os Bombeiros de Tábua se mostraram solidários com a tragédia, desejando “que o Gonçalo Coelho supere mais esta batalha” e enviando “energias positivas”. “Porque somos um só e é uma parte de nós que também está a sofrer… Porque nunca abandonamos a missão e estamos sujeitos a sofrer acidentes”, lê-se na publicação onde a corporação dirige ainda “uma palavra de apoio para a família e para todos os camaradas do Corpo de Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Oliveirinha”. “Da nossa parte, reiteramos que estamos aqui para o que precisarem para que juntos sejamos mais fortes e como verdadeira Família”, concluem.
Foto: BV de Oliveira do Hospital