A Associação de Municípios da Região do Planalto Beirão (AMRPB) dá hoje ínicio, em Viseu, à implementação do novo serviço público de recolha seletiva porta-a-porta de biorresíduos alimentares, sob o lema “Sou resto, mas ainda presto”. A medida insere-se na estratégia de reforço da recolha seletiva.
Com novo projeto, a AMRPB dá “um passo fundamental para o cumprimento das metas ambientais e para a transformação dos resíduos biodegradáveis em recursos úteis, como composto orgânico e produção de energia”.
A Associação de Municípios da Região do Planalto Beirão (AMRPB), no âmbito das suas atribuições enquanto entidade intermunicipal responsável pela gestão integrada e sustentável dos resíduos urbanos, tem vindo a desenvolver soluções inovadoras que promovem a economia circular, a valorização dos resíduos e a proteção ambiental, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida das populações dos 19 municípios associados.
Enquanto estrutura de apoio técnico aos seus municípios, a AMRPB atua em áreas como a gestão e valorização de resíduos urbanos, com especial enfoque na recolha seletiva e na redução da deposição em aterro, o planeamento e implementação de projetos ambientais em articulação com as políticas nacionais e europeias, a sensibilização e educação ambiental junto das comunidades e a promoção da cooperação intermunicipal, reforçando a eficiência do serviço público ao nível regional.
A AMRPB é constituída por 19 municípios: Aguiar da Beira, Gouveia e Seia, no distrito da Guarda, Oliveira do Hospital e Tábua (distrito de Coimbra), além de Carregal do Sal, Castro Daire, Mangualde, Mortágua, Nelas, Oliveira de Frades, Penalva do Castelo, Santa Comba Dão, São Pedro do Sul, Sátão, Tondela, Vila Nova de Paiva, Viseu e Vouzela (distrito de Viseu).