David Pinto, vereador da Câmara Municipal, que tem sob a sua alçada os pelouros do Turismo e do Desporto (entre outros) fala de um “crescendo grande de dormidas” no concelho a que não ficam alheios importantes certames de promoção do território, como a FACIT, mas também grandes eventos desportivos nacionais e internacionais como os que aconteceram ao longo deste ano. O responsável destaca ainda a importância do galardão da Bandeira Azul na Ronqueira e aborda o projeto desportivo do concelho.
Notícias de Tábua- O Município hasteou a Bandeira Azul na Praia Fluvial da Ronqueira. Qual a importância deste galardão?
David Pinto – Para nós a praia Fluvial da Ronqueira é estratégica. Para além de ser bandeira Azul, também é praia acessível. Já está em funcionamento, já está aberta e à espera que todos venham até “Tábua, O Encanto das Beiras”, é está máxima que temos para o Turismo. Que usufruam de tudo aquilo que Tábua tem para oferecer, não só nós enquanto Município, através das nossas belezas naturais, os percursos pedestres, também a praia fluvial e o Rio Mondego, mas também tudo o que está à volta do Turismo, a hotelaria e a restauração. Temos excelentes restaurantes, excelentes hotéis. Portanto, estamos cá à espera que todos visitem o concelho.
NT – Como é que avalia a afluência de turistas ao concelho?
DP – Temos tido um crescendo grande de dormidas. Temos sempre aumentado o número de dormidas nas camas oficiais que temos e nos números dados pelo Turismo de Portugal e pelo Instituto Nacional de Estatística.
Temos o verão em andamento e, com alguns eventos que queremos que sejam uma referência, o objetivo é atrair as pessoas a estas condições todas que disponibilizamos.
NT – Ainda sobre a Praia Fluvial da Ronqueira, qual é a preocupação em cada ano?
DP – Todos os anos fazemos um investimentos naquela infraestrutura e também ao nível de espreguiçadeiras e chapéus de sol para o espaço estar sempre aprazível e pronto para receber quem queira usufruir do Rio Alva, seja para se refrescar ou para passear. Para as crianças também é ótimo, porque tem uma pequena piscina. Enfim, espaço está pronto para todos.
A Junta de Freguesia de Mouronho também é uma parceira essencial para que tudo corra bem. Espero que seja um sucesso, tal como tem sido até agora.
NT – Ao longo do ano, Tábua tem sido notícia por acolher grandes eventos desportivos de âmbito nacional e até internacional. A que é que se deve esta procura por Tábua?
DP – Fruto das excelentes condições que temos nas nossas instalações desportivas, quer no Estádio Municipal, nas Piscinas Municipais, no Pavilhão Multiusos e noutros espaços que temos procurado melhorar sempre, somos muito procurados para albergar estes eventos.
No Estádio Municipal e fruto da utilização que é feita e do protocolo que temos com o Futebol Clube de Oliveira do Hospital, os jogos passam no Canal 11, a Federação vem cá, vês as condições do relvado, dos balneários, das bancadas, etç. O que é certo é que está sempre pronto para receber estes eventos. Tivemos a Ronda de Elite do Futebol Feminino, preparação para o Campeonato da Europa, com a Dinamarca, a Grécia e a Sérvia que fizeram aqui dois jogos.
O Apuramento de Campeão de Futsal de sub 19 feminino também foi feito no Pavilhão Multiusos.
Temos recebido grandes eventos também por vias das associações do concelho. Foi o caso do Campeonato Nacional de Enduro, que teve o seu centro nevrálgico no Pavilhão Multiusos, numa organização da MK Mákinas. O desporto motorizado também atrai muita gente e na região somos grandes fãs dos desportos motorizados. Fruto das nossas boas condições, a Federação Nacional de Ciclismo e a Comissão de Enduro e o seu selecionador, Pedro Mariano, após o Enduro acharam que tinham condições para realizar o estágio de preparação para os seis dias de Enduro, que vai decorrer em Espanha, em outubro.
As boas condições que temos são sobejamente conhecidas e por isso temos recebido esses eventos nacionais e internacionais.
E estamos a preparar outros, porque também achamos que é com isto que damos alguma notoriedade e que, a marca “Tábua, O Encanto das Beiras” é mais conhecida e vêm mais pessoas visitar Tábua.
NT – Como é que avalia o projeto desportivo no concelho de Tábua?
DP – O projeto desportivo está em marcha há já alguns anos delineado agora pelo presidente Ricardo Cruz e eu tenho mantido esse grande projeto. O objetivo é que todos os tabuenses, desde os mais pequeninos até aos seniores, tenham oportunidade de praticar desporto, porque quem o faz é mais saudável. Preocupados com a saúde de todos os tabuenses, temos investido muito no desporto, seja na Piscina Municipal, ao nível das AEC e depois também com os mais seniores com o programa na piscina Onda Sénior e Movimento Sénior. Ainda há pouco tempo ganhamos o selo de qualidade com este programa de atividade física senior. Temos também o Centro de Marcha e Corrida…
Enfim, temos uma panóplia de atividades desportivas que os tabuenses têm oportunidade de praticar para que se sintam saudáveis.
Também no que respeita às ciclovias, temos crescido todos os anos ao nível de quilómetros para que seja possível aos tabuenses irem de bicicleta até à escola, por exemplo.
NT – Qual o percurso existente atualmente?
DP – Já temos cerca de seis quilómetros. E queremos aumentar. Sabemos o queremos, estamos também à procura de alguns financiamentos para que possamos expandir ainda mais esta rede de ciclovias pelo centro urbano, para que os tabuenses possam usufruir do uso da bicicleta que achamos que é uma boa modalidade para manter a forma física.
Por outro lado, temos a BTTÁbua, outra associação desportiva que faz um excelente trabalho no fomento da prática da bicicleta, com a escola de ciclismo, que também nós apoiamos.
Tivemos há pouco tempo um evento no Estádio Municipal organizado pela BTTÁbua que também trouxe a Tábua muita gente, que é encontro de escolas de ciclismo. Estão a fazer o trabalho de maneira a que os mais pequeninos também gostem da prática desportiva através da bicicleta. Todo este trabalho, tem sido apoiado pelo Município.
Achamos que através desta estratégia ajudamos os tabuenses à prática desportiva.
NT – Como é que olha para a época desportiva que terminou?
DP- Temos a prática desportiva nos clubes e nas associações, ao nível do futebol e do futsal. Temos o nosso Centro de Gira Vólei onde temos feito um excelente trabalho com vários jovens a praticar esse desporto e recebemos vários eventos regionais de gira vólei. Também é uma mais valia.
Nós apoiamos os clubes e gostaríamos de apoiar mais. Mas não temos essa capacidade, temos essa noção. Tudo aquilo que possamos ajudar os clubes nunca é demais. Mas, mesmo assim, quer o Grupo Desportivo Tabuense, quer o grupo Desportivo Tourizense têm feito um excelente trabalho e apresentado resultados nas suas camadas jovens. Os sub 17 do GD Tourizense receberam o prémio do campeonato distrital…Os clubes têm uma dinâmica muito grande.
Fazemos o que podemos para ajudar as associações desportivas do concelho para que tenham a sua dinâmica.
NT- A Piscina Municipal é agora um espaço de grande utilização durante o Verão?
DP- A Piscina Municipal tem muitos utentes. Estamos empenhados através de um plano de manutenção em melhorar a Piscina Municipal. A piscina exterior já abriu e é mais um divertimento aos dispor dos jovens durante o verão e nas férias escolares.
No entanto, sabemos que a piscina interior precisa de melhorias constantes. É uma infraestrutura que já tem 28 anos e precisa de manutenção. Temos feito investimentos de grande ordem para que a piscina continue em condições e sempre aberta.
Os tabuenses devem aproveitar!









