Tábua recebeu no passado fim de semana (11 e 12 de março) a 3ª prova do Campeonato Nacional de Enduro CFL 2023, a primeira prova do ano de dois dias desta temporada.
Numa organização da Mk Makinas sob a égide da FMP – Federação de Motociclismo de Portugal, a prova teve 55 km´s totais de percurso, onde os pilotos disputavam ao cronómetro 3 especiais de classificação, a Cross-Test (na pista do Pantanal – Circuito de Motocross em Midões) com 3,3 km´s, a Enduro-Test (em Tábua, na zona da Pedra da Sé) com 10 km e a Extreme-Test (no Espadanal, União de Freguesias de Ázere e Covelo), com 1,1 km´s.
A Mk Makinas preparou um percurso espetacular, onde se destacam as especiais bem delineadas, com a Extreme-Test com uma dureza ímpar com zonas seletivas, uma Cross-Test muito divertida e intensa e por fim uma Enduro-Test digna de uma prova de nível mundial, oscilando entre zonas técnicas, zonas rápidas onde se destacava a resistência dos pilotos, sendo que compareceram a “jogo” em Tábua, 136 bravos pilotos.
Foi uma corrida com condições climatéricas para todos os gostos, chuva, nevoeiro e sol, com as características do terreno a variar entre lama escorregadio, terreno húmido com muita tração e no final ainda apanharam pó, proporcionando uma polivalência de sensações num fim de semana com dois dias de corridas distintos, mas sempre com as paisagens deslumbrantes que Tábua proporciona, com o Rio Mondego em pano de fundo.
Desportivamente, os pilotos estrangeiros dominaram a prova, com o Brasileiro Bruno Crivilin (HONDA/LOUSAMOTOS), o Italiano Morgan Lesiardo (SHERCO PORTUGAL/ SPECIALTEST) e o Francês Julien Roussaly (SHERCO PORTUGAL/ SPECIALTEST) na categoria ELITE a fazerem uma corrida muito competitiva, mas o Brasileiro a levar a melhor no final dos dois dias de prova, com uma diferença de 53 seg. para o Italiano da SHERCO.
André Sérgio (MOTO ESPINHA BETA PORTUGAL) em Beta, venceu a Classe OPEN, com Rui Fernandes (MOTODREAMS/SHERCOPORTUGAL) em Sherco na segunda posição e Francisco Leite (SHERCO PORTUGAL / MOTO DREAMS) em Sherco a fechar o pódio.
Na Classe reservada às Senhoras, apenas Mariana Afonso (TEAM AFONSO MOTOS/MUNICíPIO VIANA DO CASTELO) concluiu a prova, ganhando a respetiva classe. Referencia para a outra participante desta classe, Rita Vieira, que não conseguiu concluir a prova.
O Espanhol Eloy Rodriguez (MOTOTERRA-GAS GAS) em Gas Gas venceu a classe Verdes, com André Reis (METALOCACHOEIRA/MOMENTO TT) também em Gas Gas na segunda posição e Tiago Sousa (BETA PORTUGAL | MOTO ESPINHA) a fechar o pódio.
Em Verdes1, André Reis (METALOCACHOEIRA/MOMENTO TT) em Gas Gas venceu a prova, Ricardo Mendes (LOUSAMOTOS) em Honda ficou em segundo, e João Moura (M2S CONSTRUçOES/MOTOR CLUBE DO MARCO) em Sherco fechou o pódio.
Na classe Verde2, Eloy Rodriguez (MOTOTERRA-GAS GAS) em Gas Gas levou a melhor, Tiago Sousa (BETA PORTUGAL | MOTO ESPINHA) em segundo e Fábio Magalhães (TEAM BIANCHI PRATA) em terceiro lugar.
Nos Verdes3, José Silva (BETA PORTUGAL MOTO ESPINHA) em Beta ganhou a classe, com Jorge Araújo (PALHARES/CAF) Gas Gas em segundo lugar e João Afonso (TEAM AFONSO MOTOS/AC TERAPIAS) Sherco a fechar o pódio.
Fernando Ferreira (FANTIC PORTUGAL SPORTMOTOS FFRACING) em Fantic venceu a Classe Veteranos, Gil Carmo (LOUSAMOTOS/GóIS MOTOCLUBE) em Honda concluiu em segundo lugar e Nuno Pereira (RIVAIS DE MERITO) Rieju, fechou o pódio.
Nos SuperVeteranos, Albano Mouta (A MADEIRAS MOTO MARIO MOTO3TEMPOS) Gas Gas venceu a classe, José Ferreira (MOTO3TEMPOS/TELEFINA) Ktm concluiu a prova em segundo, e Arsénio Miranda, Husqvarna encerrou o pódio.
Na classe promoção, no final dos dois dias de prova, Alexandre Santos (BOMCAR|MONTANHACLUBE/LOUZANPARK) em KTM, levou a melhor, ficando João Coutinho (XAVIMOTO) em Fantic no segundo lugar e em terceiro Tiago Sena (A COMARCATEAM) em KTM.
Já nos mais jovens, na classe Youth Cup, André Reis (METALOCACHOEIRA/MOMENTO TT) Gas Gas venceu a prova, com Paulo Ballas JR (MOTO PENEDDO) Sherco em segundo lugar.
Na classe Hobby, Vicente Estrada (LA CABRA XTREME) Ktm venceu a corrida, João Garcia (TEAM 100% LAMBõES) em Yamaha terminou em segundo e Sandro Lopes (WARRIOS HARD ENDURO) em Sherco, fechou o pódio.
Também pontuável para os Troféus Sherco, Gas Gas e TM, os vencedores do 2º Enduro de Tábua, nos respetivos troféus, foram António Nobre (EXOTIK EVOLUTION / BAKERTILLY) 1º dia Sherco, Carlos Moita (CONSTRUÇÕES RICARDO MOITA UNIP LDA) 2º Dia Sherco, Eloy Rodriguez (MotoTerra), 1º dia GAS GAS, André Reis, 2º Dia Gas Gas, o Tabuense Rodrigo Albuquerque, 1º Dia TM, e Paulo Coimbra, 2º Dia TM.
Todo o centro operacional da prova esteve sedeado no Pavilhão Multiusos de Tábua, onde funcionou todo o paddock, secretariado, parque fechado, onde decorreu a cerimónia do pódio da prova, que contou com a presença das diversas entidades oficiais que apoiaram a prova, tal como o presidente da Câmara de Tábua e vereador do Desporto, Ricardo Cruz e David Pinto, respetivamente, a presidente de junta de Midões, Sónia Oliveira, da União de Freguesias Ázere e Covelo, Isabel Lourenço, do Presidente da Comissão de Enduro da FMP, Pedro Mariano, dos restantes elementos desta comissão, Flávia Rolo, Miguel Domingos, David Brito e Jorge Simões e do Presidente da Mk Makinas, Paulo Rodrigues e os restantes dirigentes da Associação e muitos elementos ligados à organização da prova.
A organização deixa “uma palavra especial de profundo agradecimento a todos os voluntários envolvidos nesta organização, cerca de 100 pessoas que colaboraram com o Mk Makinas, desde aos marshal´s, equipas médicas, elementos do bar e cozinha, assim como aos bombeiros e militares da GNR”.
Foram vários os fins de semana que a família Mk Makinas andou no terreno a preparar a prova, sendo que a todos, a direção da associação faz um agradecimento público pelo seu trabalho e dedicação para que a prova decorresse e fosse um assinável sucesso.
A MK Makinas agradece a todas entidades e patrocinadores da prova, pois sem eles a realização deste evento não seria possível. Assim, o agradecimento às entidades, Câmara Municipal de Tábua, Juntas de Freguesia de Tábua e de Midões, União de Freguesias de Ázere e Covelo, MotoClube João Brandão, Natureza Alternativa, ACTT Souselas, Belazaima Extreme, aos patrocinadores Noguimovel, Friopastel, Quinta dos Corgos, CA Vida, RN Security, Autobrito, Supermaco, Traços Originais, AutoSucata Zé Neves, Lusacelular, José Marques Simplício, Budwing, Centro Óptico de Tábua, Diagonal Fusion, Clinitel, Europeças, Alves Bandeira, Grupo Tavfer e CrossPro, assim como ao nosso Media Partner NewsMotorSports.
A organização agradece também à FMP – Federação de Motociclismo de Portugal e à Comissão de Enduro da FMP a confiança depositada na Mk Makinas para a organização desta prova.
A próxima prova do Campeonato Nacional de Enduro CFL 2023 será na Lousã no dia 8 de Abril, e o próximo evento da Mk Makinas será o Beira Mondego TT – Passeio Turistico a realizar no dia 16 de Abril.