Suspenso desde 2001, o tradicional Carnaval de Midões está de regresso às ruas da sede de Freguesia, com um desfile de carros alegóricos e figurantes que promete muitas surpresas, mas acima de tudo, muita sátira e animação.
A organização é da Junta de Freguesia que, no final do ano passado, decidiu lançar o desafio às associações e grupos locais para voltarem a organizar o evento, que em tempos foi um dos melhores da região.
“O último carnaval que se realizou em 2001 já foi um grande evento, mas foi um ciclo que se fechou ali”, lembra o atual secretário da Junta de Freguesia de Midões, André Esteves, dando nota do convite feito, em Novembro, ao movimento associativo local para reativar o Carnaval em 2024.
“Mesmo sabendo que o associativismo não está fácil, tivemos logo o feedback positivo de 3 ou 4 associações da freguesia”, sublinha o autarca, garantindo que a Junta de Freguesia assegurou, desde o início, o apoio à organização do evento, não só em termos logísticos e de licenças que são necessárias para o efeito, mas também através de um apoio financeiro que será atribuído a cada uma das entidades participantes.
Porque o objetivo “é voltar a reunir as pessoas, as famílias, a comunidade e isso está a voltar a acontecer nesta fase de preparação”, considera o secretário da Junta, para quem estas semanas que antecedem o carnaval voltaram a ser de uma “grande animação e convívio entre as pessoas”.
“Era esse também o espirito que pretendíamos recuperar com este evento, e que entretanto se tinha perdido”, conta o autarca, que dá nota de uma grande adesão da freguesia, através do movimento associativo, a esta iniciativa, que no fundo pretende recuperar uma tradição de há longos anos.
“Neste momento temos pelo menos 16 carros alegóricos confirmados, o que superou todas as nossas expectativas” conta André Esteves, orgulhando-se de neste regresso, o Carnaval de Midões conseguir “reunir” praticamente todas as coletividades e localidades da freguesia que, apesar de ter terminado com os festejos carnavalescos há 22 anos, nunca deixou cair totalmente a tradição.
“Em Vila do Mato continuaram sempre a fazer o carnaval, todos os anos fazem lá uma brincadeira, com três ou quatro carros e divertem-se”, conta, esperando uma forte adesão do público no Domingo de Carnaval às ruas de Midões.
“Vamos fazer o mesmo percurso que fazíamos antes, pela Avenida Principal, e é aberto a toda a gente, a entrada é gratuita”, assegura o autarca da Freguesia que, atendendo ao número de pessoas envolvidas na organização, não tem dúvidas que este vai ser um regresso em grande forma do Carnaval de Midões.
“É um evento que está a mexer com muita gente, com todos os lugares da Freguesia e só por aí temos garantido muitos visitantes”, observa, lembrando que no dia “as famílias acabam todas também por quererem vir ver o desfile”.
À semelhança de outros carnavais mais ou menos “pitorescos”, cada associação/grupo satiriza temas da atualidade local e nacional, prometendo divertir os muitos foliões que no Domingo de Carnaval marcarem presença em Midões. “Não há um tema obrigatório, cada um é livre de escolher a sátira, mas já sabemos à partida algumas brincadeiras que serão «refletidas» no desfile”, afirma André Esteves que, como é Carnaval “ninguém levará a mal”.