Aberto desde 2019, o restaurante Verdelhão é cada vez mais uma referência gastronómica em Tábua. Situado num pavilhão, na rua da Indústria, o restaurante, propriedade de um casal de empresários holandês há vários anos radicado no concelho tabuense, é uma agradável surpresa.
A sala de refeições, no andar de cima do edifício é daqueles sítios que nos fazem sentir bem. Confortável, cheia de luz natural e bem decorada, conta com uma equipa à altura também na cozinha. Com um currículo interessante na hotelaria da região e não só, o ainda jovem chef tabuense Ricardo Cristino veio para o Verdelhão há 5 anos, e daí para cá que tem deixado a sua marca na “carta gastronómica” da casa.
As propostas “num registo mais tradicional”, depois de ter experimentado uma cozinha “mais elaborada” revelaram-se a aposta certa nos últimos tempos, fazendo com que o restaurante seja cada vez mais procurado, quer no menu diário (menu executivo), quer para jantares de grupo, em família, ou mesmo em ocasiões mais especiais.
Para todos os momentos, Ricardo Cristino, procura trabalhar com aquilo que são “os sabores da região”, com uma carta de vinhos que também “respira” essencialmente o Dão, embora tenha também algumas propostas da Bairrada, Douro e Alentejo.
Inspirado em produtos típicos como o bacalhau, as carnes de vaca, borrego e cabrito e o queijo da Serra da Estrela, o chef dá-lhes uma nova roupagem, acrescentando o seu toque aos pratos mais típicos de cada estação.
Nesta altura, a comida de “conforto” é a que “mais apetece” refere, apontando para a nova carta, com propostas mais quentes e reconfortantes para os dias mais frios. Para quem não come carne, nem peixe, o menu vegetariano é também cada vez mais uma opção de quem procura o Verdelhão, que mantém alguns pratos todo o ano na carta, como os risotos que são uma das iguarias mais famosas da casa.
“Ao longo destes anos temo-nos adaptado à região e aquilo que é o gosto dos nossos clientes”, garante o chef, acompanhado do chefe de sala que se juntou à equipa, conquistando com a sua simpatia e saber receber a clientela não só de Tábua, mas a que chega e parte todos os dias do concelho, e que é cada vez mais em negócios ou em lazer, dizem.
“2024 tem sido um ano de crescimento”, garante o proprietário Klass, que vê nesta trajetória um sinal de que “estamos a trabalhar bem”. A prova disso, são as avaliações do público, estando atualmente posicionado no top 5 dos melhores restaurantes de zona, numa lista de mais de 80 restaurantes avaliados.
Se é caro? A resposta é definitivamente, não! “Há um público que pensa que somos caros, mas é uma ideia errada, estamos na média de preços da região, e às vezes até um pouco abaixo, por isso esse é um “carimbo que não faz sentido”, asseguram, desmistificando a ideia de que são um restaurante “gourmet” para pessoas “com dinheiro”, porque “aqui sabemos tratar bem todas as pessoas”.
Loja Biológica e Lounge Bar continuam também em trajetória de crescimento
A complementar a oferta de restauração no primeiro andar, o rés do chão do edifício que compõe o Verdelhão é outra surpresa agradável na região. Neste local, há um lounge bar/bistrô onde se servem essencialmente refeições mais ligeiras ou simplesmente pequenos almoços, brunchs ou lanches, onde imperam os produtos naturais e caseiros. Os bolos, os salgados, as sopas e os sumos naturais fazem deste espaço um local ideal para tomar uma refeição mais “leve” e trabalhar ao mesmo tempo, se for esse o caso. No verão ou nos dias mais solarengos, conta com uma ampla esplanada, no exterior, que convida simplesmente a “estar ali”.
No espaço ao lado, Klass Zwart e a mulher Francien Nijhof, gerem ainda a única loja biológica da zona, e que se tem revelado também uma aposta certeira, tendo em conta a oferta diferenciadora de produtos de que dispõe.
“Há muitos veganos, muitos vegetarianos, muitas pessoas que precisam de comer sem glúten a residir na região e que vem aqui comprar, temos clientes de toda a região” refere, acreditando que este é um “nicho de mercado” que não tem parado de crescer. Com uma vasta gama de produtos, alimentares, mas também de higiene pessoal e limpeza, a loja biológica do Verdelhão é cada vez mais procurada não apenas pela comunidade estrangeira a residir na região, mas também por locais, que encontram neste espaço Bio tudo o que precisam para uma dieta saudável e um estilo de vida sustentável.